A Vila dos Remédios é o centrinho de Noronha. Nela estão as duas praças principais, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, além de bares, restaurantes, lojinhas, mercadinhos e agências de passeios.
Chegada em Noronha, Vila dos Remédios e Praia do Cachorro
Depois de 3 horas de voo do Rio de Janeiro até Recife, com mais uma conexão de 1h25m saindo de Recife, chegamos em Fernando de Noronha. O aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte como o Boeing 737, Airbus A320 e E-jets da Embraer. A vista do Morro do Pico já nos deu uma prévia das belas paisagens que desfrutaríamos nessa viagem.

Com 21 ilhas, o arquipélago de Fernando de Noronha está localizado sobre um vulcão cuja base tem 74km de diâmetro e está a 4.200 metros de profundidade. Extinta há mais de 20 mil anos, a cratera vulcânica submersa faz parte de uma cadeia de montanhas da parte Atlântica da placa sul-americana.

Vila dos Remédios
Depois de deixarmos as malas na pousada, saímos para dar uma volta pelos arredores. Perto da nossa pousada, a Pousada do Mano, encontra-se a Praça Flamboyant, na Vila dos Remédios, um lugar bem aprazível, com diversas lojinhas e restaurantes. Mais adiante, existe uma outra praça também rodeada de estabelecimentos. Um bom lugar para passar um final de tarde/noite.

Vila dos Remédios – Palácio São Miguel
Continuando nossa caminhada, passamos pelo Palácio de São Miguel, na parte histórica da Vila dos Remédios, onde se encontra a sede da administração do arquipélago de Fernando de Noronha. Lembramos que, em 2002, visitamos seu interior, já que fazia parte do passeio “Caminhada Histórica”, e que o imóvel era pintado de vermelho, mas atualmente está amarelo.

Vila dos Remédios – Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
Continuando a descida da ladeira, passamos pela Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que é o principal templo católico do arquipélago. Ali perto, existem algumas lojinhas, mas o que chamou a atenção foi a quantidade de gatos que ali perambulavam.

Mais adiante, no final da ladeira, chegamos na Praia do Cachorro. Esta praia é a mais próxima da Vila dos Remédios e faz parte de uma sequência de 3 praias para as quais se pode ir facilmente caminhando desde o centrinho. As outras duas praias são a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Nenhuma delas faz parte do parque marinho, portanto, o acesso é livre, sem necessidade de ingresso.

Descemos a escadaria que fica do lado esquerdo do Bar do Cachorro e ficamos aproveitando a praia até o pôr do sol. Na maré baixa, é possível acessar o famoso Buraco do Galego, uma piscina natural que fica junto ao paredão de pedras no canto direito da praia. É um lugar muito procurado pelas pessoas que gostam de postar suas fotos nas redes sociais.


No entanto, estávamos entrando no período de ondas fortes (swell), que vai geralmente de novembro a março, e o mar estava tomando conta de boa parte da faixa de areia. Mesmo assim, Juliana, Dani e Biel subiram nas pedras para ver a piscina natural.

À noite, saímos para jantar em algum estabelecimento próximo à nossa pousada. Depois de alguns minutos analisando a melhor opção, entramos no restaurante Dona Ostra Espetos & Gratinados, especializado em ostras frescas, espetos e gratinados. Pedimos uma diversidade de petiscos/pizzas e depois fomos dar uma volta no centrinho antes de voltarmos para a pousada.
Dicas e informações
Informações
- A primeira pista de pouso de Fernando de Noronha foi construída em 1934. Em 1942, os americanos da Airport Development Program, construíram a nova pista e o terminal de passageiros. Em 1975, houve ampliação para a aterrissagem de Boeings. O desgaste da pista do aeroporto, obrigou as autoridades a permitirem apenas pousos de aviões Bandeirante e Brasília, ou aeronaves de porte semelhante, até que a nova pista fosse concluída.
- O Palácio São Miguel foi edificado entre 1947-1948 como sede da administração do antigo Território Federal de Fernando de Noronha, sobre as ruínas da antiga “Directoria do Presídio”. Esta constituía-se num casarão colonial erguido no centro da Praça de Armas da Vila dos Remédios, de um só pavimento com acesso por uma grande escadaria.
- A contrução da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi iniciada em 1737, assim como a Fortaleza dos Remédios, mas concluída apenas em 1772, data que ostenta em sua fachada.
- A Vila dos Remédios abriga também as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século XVIII.
Serviços
- Taxa de Preservação Ambiental (TPA)
- Valor: R$ 717,38/pessoa (8 dias)
- Essa taxa é cobrada por dia de hospedagem na ilha.
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
- Ingresso: R$ 186,50/pessoa
- O ingresso é válido por 10 dias, contados a partir do primeiro acesso ao parque.
- Brasileiros pagam metade do valor do ingresso e pessoas com mais de 60 anos são isentas.