Pegamos um ônibus para fazermos uma viagem de Cusco para Puno. Esta viagem durou aproximadamente 10 horas e foi parando em alguns pontos turísticos. Dentre os principais, destacam-se a Capela Sistina das Américas, as Ruínas de Racqui e o Museu de Cultura Pukara.
1º dia: Viagem de Cusco para Puno
Para fazermos a viagem de Cusco para para Puno, pegamos um ônibus às 7:30 hs . Na primeira parada conhecemos a Igreja São Pedro Apóstolo de Andahuaylillas, que é conhecida como a Capela Sistina das Américas, uma igreja no estilo barroco andino com belas pinturas no teto e alguma riqueza mas que estava sendo restaurada na época.
Seguindo viagem passamos ao longo do Rio Vilcanota (Urubamba) e pelas ruínas de Raqchi, um sítio arqueológico Inca que tem como principal edificação o Templo de Wiracocha. Um pouco antes do almoço fizemos uma parada num local em que caminhávamos entre lhamas e alpacas, com direito a dar mamadeira para os animais.
Continuando a viagem após o almoço, paramos na estrada em La Raya, o ponto mais alto da viagem (4.335 metros acima do nível do mar), para ver os picos nevados da Cordilheira dos Andes. Mais alguns quilômetros e conhecemos o Museu de Cultura Pukara (pré-Inca) onde existem algumas peças de cerâmica datadas de A.C. Quase chegando à Puno passamos pela cidade de Juliaca, a cidade mais próxima de Puno que tem um aeroporto, e onde fomos brindados com um belo arco-íris e um trânsito caótico, onde vimos várias pessoas descarregando “mercadorias” de kombis e levando em triciclos pelas ruas da cidade.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- O traslado de Cusco para Puno estava incluído no pacote.
- As principais cidades às margens do Lago Titicaca são Puno, do lado peruano, e Copacabana, do lado boliviano.
- Em quechua, Wiracocha significa Deus Supremo.