O Angelus, celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, é uma oração da Igreja que honra a Encarnação do Salvador e, ao mesmo tempo, reconhece os méritos de fé e humildade da Virgem Maria.
3º dia: Vaticano (Angelus), Pontes do Rio Tibre e Piazza Venezia
Neste dia de domingo ensolarado nada melhor do que fazer o que todos não podem deixar de fazer quando for à Roma: ver o Papa. Acordamos cedo, tomamos um café reforçado e fomos pegar o metrô. Descemos na estação Ottaviano e fomos caminhando até a Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). Chegamos lá perto das 10 horas da manhã e ficamos aguardando Sua Santidade debaixo de um sol escaldante. A Praça de São Pedro não estava muito cheia e por isso ficamos perto de uma grade onde pudemos armar uma “cabana” para proteger a Juliana do sol forte.
Ao meio-dia, o Papa Francisco chegou à janela do Palazzo Apostolico e começou seu sermão e, em seguida, sua oração, a hora do Angelus. Um belo momento para refletirmos e orarmos pelas pessoas que gostamos. Quando o Papa se recolheu aos seus aposentos, ficamos desfrutando daquele ambiente de paz e harmonia, além do belo visual da praça com a Basílica de São Pedro ao fundo, e onde até aproveitamos para tirar uma foto com uma bandeira brasileira, emprestada por um grupo de brasileiros que ali estavam (e que não eram poucos !!!).
Pontes do Rio Tibre
Saindo dali, seguimos em direção ao Castelo Sant’Angelo pela Via della Conciliazione até chegarmos no Rio Tibre. Passamos pelo Castelo Sant’Angelo e também pelo Palácio da Justiça até atravessarmos a Ponte Cavour. Passamos pelo Mausoléu de Augusto e pela Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos até chegarmos na Via del Corso. Em poucos minutos, chegamos na Piazza Colonna onde encontra-se a Coluna de Marcus Aurelius, ou Coluna Antonina. Este monumento grandioso é todo entalhado com inscrições, datadas do século XVI, como celebração das vitórias de Marcus Aurelius na Armênia, Pérsia e Germânia.
Piazza Venezia
Continuamos pela Via del Corso até chegarmos na incrível Piazza Venezia onde encontra-se o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, ou Altar da Pátria, que é um monumento em honra ao primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Foi projetado em 1885 mas inaugurado em 1911. Subimos suas escadarias e fomos conhecer este grandioso monumento. Existem dois níveis para subida mas fomos apenas no primeiro que já dava uma bela vista de Roma, principalmente do Coliseu e do Fórum Romano. Ficamos ali até o final da tarde e depois retornamos para o hotel.
Veja também:
- 2º dia: Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona
- 4º dia: Museus Vaticanos e Basílica de São Pedro
Dicas e informações
Serviços
- Piazza Venezia
Ingresso: gratuito (até o segundo nível)
Obs: a subida no elevador era paga e não fomos.
Informações
- Roma é conhecida como “A Cidade Eterna” e considerada um dos berços da civilização ocidental. Artistas famosos e arquitetos, como Bernini e Rafael, residiram por algum tempo na cidade, contribuindo para a sua arquitetura renascentista e barroca. Monumentos e museus, tais como os Museus Vaticanos e o Coliseu, estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo. Roma é também a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.