O trajeto entre Salta e Cafayate é uma rota cênica repleta de paisagens desérticas de areia vermelha preenchidas por formações geológicas impressionantes e por comunidades indígenas.
Trajeto entre Salta e Cafayate
Chegamos em Salta e fomos encontrar o responsável pelo carro que alugamos para esta viagem. O senhor, muito gentil, nos explicou no mapa as principais atrações da região e, em seguida, partimos em direção ao nosso primeiro destino desta viagem: Cafayate.
Após sairmos da aeroporto, pegamos a RN51 por aproximadamente 600 metros e, logo em seguida, entramos na Ruta Nacional 68 (RN68) para irmos até Cafayate. O percurso total de 185 km é normalmente percorrido em aproximadamente 3 horas, mas demoramos um pouco mais pelas paradas para admirar a paisagem.
Quebrada de las Conchas
Na Ruta Nacional 68, antes de chegar ao destino final, encontram-se algumas paradas turísticas imperdíveis pelo percurso. Nesta região, chamada de Quebrada de las Conchas, fomos presentados com paredões rochosos de cores diversas esculpidos com a ajuda do tempo, uma verdadeira força admirável da natureza.
Dentre as paradinhas imperdíveis na Quebrada de las Conchas, na Ruta 68, estão a Garganta del Diablo, uma grande fenda aberta em meio a uma das montanhas da região que revela imponentes paredões rochosos avermelhados, e o Anfiteatro, uma grandiosa abertura entre as montanhas que causa um curioso efeito acústico. Vale destacar também outras paradas imperdíveis: El Sapo, Tres Cruces, Obelisco, Las Ventanas, Los Castillos, dentre outros.
Ao pararmos na Garganta del Diablo, por volta das 13 hs, saímos do carro mas retornamos rapidamente porque o sol estava de rachar. Achamos melhor parar com calma nas atrações turísticas da Quebrada de las Conchas num dia e horário mais convidativos.
Por volta das 13:30hs, saímos da Ruta 68 e entramos na Ruta 40 já bem próximo de Cafayate. O belo visual das diversas vinícolas ao redor da cidade e das montanhas imponentes ao fundo, nos mostraram o quanto a região é bonita.
Cafayate
Chegando em Cafayate, passamos no hotel Villa Vicuña Wine & Boutique Hotel para deixar as malas e fomos almoçar porque já fazia um tempo que não comíamos alguma coisa. Fomos até a praça principal da cidade e entramos no La Carreta de Don Olegario, onde comemos um bife a milanesa com batatas que estava delicioso.
Depois do almoço, retornamos ao hotel para descansar. Esperamos o sol baixar um pouco e, perto do fim da tarde, fomos caminhar no centrinho de Cafayate. Em frente à praça principal, destaca-se a Catedral Nuestra Señora del Rosario de Cafayate, onde sua construção, que remonta a 1895, foi sustentada em um forte estilo pós-colonial e parâmetros arquitetônicos italianos com um ar de mesquita.
À noite, retornamos ao centrinho para jantar. Depois de uma caminhada de reconhecimento, paramos no Ampi Restaurante Vinos y Picadas, que serve bons vinhos e também comida regional de qualidade.
Dicas e informações – Trajeto entre Salta e Cafayate
Informações
- A Quebrada de las Conchas, também conhecida como Quebrada de Cafayate, é um vale de cerrado, ou quebrada, muito conhecida por suas belas paisagens na Província de Salta, na Argentina, próxima da cidade de Cafayate. É um estreito vale satélite do sistema dos Vales Calchaquíes. Por esta quebrada discorre o Rio das Conchas e se encontra o traçado da Ruta Nacional 68, que une a localidade de Cafayate com a cidade de Salta. Seu percurso conta com paisagens de geomorfologia e cores muito variadas.
Serviços
- Aluguel de carro
- Agência: Rentcars
- Valor : R$ 170,00 (diária com seguro incluído)