São Miguel dos Milagres é uma pequena cidade que faz parte da chamada Rota Ecológica, um pedacinho do litoral norte alagoano que encanta por sua simplicidade, suas praias vazias com piscinas naturais e coqueiros a perder de vista.
Trajeto entre Maragogi e Maceió – São Miguel dos Milagres
Dia de nos despedirmos de Maragogi e pegar a estrada em direção à Maceió. A princípio, decidimos pegar a balsa para fazer a travessia Japaratinga/Porto de Pedras. Ao chegarmos no píer, achamos que a fila de carros não era longa e decidimos esperar. Só que passada 1 hora, descobrimos que só tinha uma balsa de 8 lugares fazendo a travessia naquele dia, e levava meia hora, ida e volta. Como ainda tinha uma boa quantidade de carros na nossa frente, decidimos então pegar a estrada.
Porto de Pedras
Primeira parada do caminho foi no município de Porto de Pedras, que já foi uma pequena vila de pescadores e atualmente é conhecida por suas inúmeras praias paradisíacas. Porto de Pedras também é o lar da Associação Peixe-Boi, uma organizaçao sem fins lucrativos para o desenvolvimento de base comunitária através do turismo e proteção do Peixe-Boi. Paramos para visitar só que precisava agendar com antecedência, e sendo assim, seguimos viagem.
São Miguel dos Milagres
Nosso objetivo era que, no caminho para Maceió, passássemos numa das praias mais badaladas do momento, e foi isso que fizemos. São Miguel dos Milagres, conta com várias opções de bares, restaurantes e receptivos, com ampla infraestrutura para seus visitantes. Sua praia central é uma enseada de águas turquesas envolta em um vasto coqueiral.
Chegando lá, paramos o carro debaixo de uma grande sombra de uma árvore. Atravessamos uma rua de terra e chegamos na areia da praia, parando numa barraquinha simples que tinha o que precisávamos: bons petiscos e uma cerveja bem gelada.
Antes do almoço, fui dar a minha caminhada para não perder o costume. São Miguel dos Milagres tem 5 praias e longos trechos de areia sem grande movimento de pessoas. Sua água é morna e a praia é cercada por muitos coqueiros, além de ter a formação de piscinas naturais em diversos pontos da orla.
Depois de um dia maravilhoso nesse lugar paradisíaco, partimos em direção à Maceió, chegando lá perto das 19 horas. Mas antes de pegarmos a estrada, passamos na Praia do Marceneiro onde encontra-se a famosa Igrejinha de Milagres, localizada em uma propriedade privada e que só pode ser visitada mediante agendamento.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- A vantagem de visitar São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica é que ainda se trata de um espaço pouco explorado pelo turismo, preservando aquele clima de cidade do interior, mas sem deixar a desejar em qualidade e estrutura.