A Quebrada de las Conchas é um estreito vale satélite do sistema dos Vales Calchaquíes e seu percurso conta com paisagens de geomorfologia e cores muito variadas.
Trajeto entre Cafayate e Tilcara – Quebrada de las Conchas
Dia de deixarmos Cafayate. Após o café da manhã e o checkout do hotel, saímos de Cafayate em direção à nossa próxima hospedagem na cidade de Tilcara. Antes de pegarmos a RN68, andamos pela RN40 com o objetivo de tirarmos algumas fotos das vinícolas que não conseguimos visitar.
Reserva Natural Quebrada de las Conchas
Entramos na Ruta Nacional 68 (RN68) e logo chegamos na região conhecida como Reserva Natural Quebrada de las Conchas, também conhecida como Quebrada de Cafayate. Este é um vale de cerrado, ou quebrada, muito conhecida por suas belas paisagens e onde se encontram algumas paradas turísticas imperdíveis.
A 8km de Cafayate, encontram-se Los Médanos, dunas de areia que aparecem de repente e onde foram encontrados depósitos salinos e diversos fósseis de animais marinhos e, por isso, o rio foi batizado de Rio de las Conchas. Não entramos para conhecer porque a placa indicativa era bem discreta e acabamos passando sem vê-la.
Los Colorados, Los Castillos e Las Ventanas
Nossa primeira parada foi a 18 km de Cafayate, quando chegamos em Los Colorados, onde a erosão hídrica formou este desfiladeiro nas camadas de arenito vermelho e que convida o visitante a conhecer o seu interior. Fizemos uma curta caminhada que nos deixou muito fascinado com o lugar e onde vimos uma infinidade de formações geológicas mágicas.
A segunda parada foi 2,6 km depois (19 km de Cafayate) no mirante Los Castillos, onde a erosão constante do rio esculpe a encosta formando as colunas coloridas e imponentes. A ação da chuva também auxilia na modelagem dessas geoformas areníticas sedimentares.
Mais 1,5 km depois (20 km de Cafayate), e paramos no mirante Las Ventanas, onde dependendo do ponto de vista, pode-se ver buracos em forma de “janelas” no alto das formações geológicas.
El Obelisco, El Fraile e El Sapo
Depois de mais 1,6 km de estrada (22 km de Cafayate) chegamos em El Obelisco, uma coluna geológica formada naturalmente num formato de obelisco e que fica bem ao lado da estrada.
Mais 10 km a frente (33 km de Cafayate) e chegamos em El Fraile, onde do outro lado do rio avista-se uma figura naturalmente esculpida na rocha, muito semelhante a um monge ou frade franciscano com os braços cruzados e uma longa túnica. Fica numa elevação (na foto, a do meio mais baixa) onde pedras brancas guiam o olhar para a figura. Para ser sincero, tive dificuldade de ver a figura mesmo lá em frente.
Mais uma parada 2 km a frente (34 km de Cafayate), desta vez em El Sapo, uma rocha gigante com formato de sapo, bem à margem da estrada, e onde a semelhança da pedra com o anfíbio é grande. Como ainda tínhamos muita estrada pela frente até Tilcara, decidimos pular o mirante Tres Cruces (41 km de Cafayate), que já tínhamos parado na ida para Cafayate, e passar para a próxima parada.
El Anfiteatro e Garganta del Diablo
As principais atrações do trajeto entre Cafayate e Salta, na RN68, e que fazem parte da Quebrada de las Conchas, ainda estavam por vir. A 11 km do El Sapo (46 km de Cafayate), encontra-se El Anfiteatro, uma grandiosa abertura entre as montanhas que causa um curioso efeito acústico e onde as pessoas costumam empilhar pedras para dar sorte. É um anfiteatro natural, de acústica e magnitude impressionantes. Difícil descrever a imensidão e a beleza deste lugar esculpido pela natureza durante milhões de anos !!!
Uma placa no lugar dizia o seguinte: “Patrimônio Cultural da comunidade indígena Suri Diaguita Kalchaki, Sítio Sagrado, Centro de Observação e Estudos da Cosmovisão Diaguita, uma porta para o mundo superior”. Ao redor do Anfiteatro, se reúnem diversos artesãos indígenas para vender suas obras de arte ao turista, como belíssimos potes de cerâmica.
Mais 1 km a frente (47 km de Cafayate) e chegamos numa das atrações mais famosas da quebrada: a Garganta del Diablo, uma grande fenda aberta em meio a uma das montanhas da região e que revela imponentes paredões rochosos avermelhados. Trata-se de um corredor aberto no meio da rochas, protegido paredões com dezenas de metros de altura.
O lugar é muito bonito mas uma placa orientava as pessoas para não passar de um certo ponto, o que não era obedecido por algumas pessoas que ali estavam. Sendo assim, entramos até onde dava para tirar algumas fotos e depois voltamos para a estrada.
Trajeto entre Salta e Tilcara
Depois da parada na Garganta del Diablo, pegamos a estrada e decidimos que só iríamos parar em Tilcara. O trajeto entre Salta e Tilcara é bem tranquilo e nos proprocionou belíssimas paisagens.
Tilcara
Chegamos em Tilcara no final da tarde e fomos direto para o hotel que reservamos: Villa del Cielo Eco & Wine Hotel Boutique. Este hotel boutique, localizado na Quebrada de Humahuaca, no topo de Tilcara, é perfeito para descansar, curtir e se sentir mais perto do céu. Fica localizado a uma boa caminhada do centrinho de Tilcara mas vale a pena.
Após descansarmos deste dia de viagem, fomos até o centrinho de Tilcara para passear e onde aproveitamos para jantar no El Fondito Resto Bar, um bar simpático que serve bons pratos, pizzas e cerveja artesanal.
Dicas e informações – Quebrada de las Conchas
Informações
- Pela Quebrada de las Conchas discorre o Rio das Conchas e se encontra o traçado da Ruta Nacional 68, que une a localidade de Cafayate com a cidade de Salta.