Camocim, município do estado do Ceará, tem seu território coberto pela caatinga arbustiva no interior, e por tabuleiros costeiros, mangue e coqueirais no litoral.
1º dia: Tour panorâmico por Camocim, Ilha do Amor e Tatajuba
Como ficamos apenas uma noite em Parnaíba, começamos o dia arrumando as mochilas. Depois de um café da manhã bem reforçado e na hora marcada pela agência, Hernandez, nosso guia responsável pelo traslado, chegou com uma caminhonete Hilux 4×4 para partimos em direção ao nosso próximo destino: Jericoacoara. Menos de um hora depois de sairmos da pousada, já estávamos passando pela divisa dos estados do Piauí e Ceará.

Camocim
Um pouco menos de uma hora depois de atravessarmos a divisa chegamos em Camocim. Ali às margens do Rio Coreaú pegamos uma balsa para atravessar o rio e continuar o percurso. Levando em consideração o percurso feito em toda a viagem, este trecho foi o mais bonito.


Depois de atravessarmos o Rio Coreaú e chegarmos na Ilha do Amor, aguardamos uma outra caminhonete que se juntaria à nós e continuamos viagem. Este trecho do percurso foi bem bonito com muita caatinga arbustiva e belíssimas praias de areia batida, coqueirais e mar tranquilo.

Tatajuba
Aproximadamente um hora e vinte minutos depois chegamos em Tatajuba. Tatajuba está localizada no município de Camocim, e é muito famosa por sua praia e sua lagoa. Ao chegarmos lá, fomos direto para uma grande duna com um escorrega gigantesco que despencava na Lagoa de Tatajuba. Juliana adorou, desceu umas três vezes e ainda ganhou bônus.

Depois da diversão, fomos para o outro lado da lagoa onde nos refrescamos e depois almoçamos. Ali você também pode fazer outras atividades como stand up paddle e caiaque. Eu e Bete já conhecíamos Tatajuba quando em 2001 fizemos um passeio até a Duna do Funil. Ficamos ali por aproximadamente duas horas.

Guriú
Seguimos viagem e nossa próxima parada foi em Guriú. Sua localização na foz de um rio e entre mangues e dunas de areia do Parque Nacional de Jericoacoara, oferece várias possibilidades turísticas, como observação de cavalos-marinhos nos manguezais, passeio de buggy pelas dunas ou passeio em balsas no rio. Como só estávamos de passagem, paramos apenas para tirar algumas fotos e para Juliana brincar nos muitos balanços colocados nas árvores secas ao longo da praia.


Jericoacoara
Após aguardarmos um bom tempo para atravessamos o Rio Guriú, pegamos mais um trecho de areia e logo depois chegamos em Jericoacoara. Como chegamos no final da tarde, deixamos nossas mochilas na pousada e fomos ver uma das atrações de Jeri: o pôr do sol. Subimos a Duna do Pôr do Sol, que fica bem próxima da pousada, e ficamos ali com dezenas de pessoas aguardando este espetáculo tão maravilhoso. Viva Jeri !!!


À noite saímos para jantar e fomos na Taverna Italiana que tinha uma boa comida. Depois ficamos caminhando pela Vila de Jericoacoara para relembrar e ver seu burburinho noturno. E foi aí que descobrimos uma deliciosa sorveteria chamada Gelato Grano onde tomamos sorvetes deliciosos durante nossa estadia em Jeri.

Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Obs: Este traslado/passeio estava incluído no nosso pacote contratado com a EcoAdventure
Informações
- A vila de Guriú está localizada a aproximadamente 10 km a oeste de Jericoacoara e é ponto de passagem fundamental para viagens de Jeriocoacoara até Tatajuba e Camocim.