A Baía do Sueste oferece uma vista de rara beleza e uma rica variedade de vida marinha, sendo uma das principais áreas de alimentação de tartarugas-verdes e de pente.
Sueste, Sancho e Trilha Cachorro, Meio e Conceição
Neste dia, começaram a entrar as ondas fortes (swell) na ilha e os passeios de barco começaram a ser adiados. Sendo assim, tivemos que readaptar nosso planejamento e resolvemos começar o dia pela Praia do Sueste.

Baía do Sueste
A Baía do Sueste é um ecossistema rico em biodiversidade, e guarda o único mangue em ilhas oceânicas do Atlântico Sul. Nas ilhas secundárias Cabeluda e do Chapéu há ninhais de aves marinhas como o rabo-de-junco e o atobá-de-pé-vermelho, espécies também ameaçadas, que encontram ali segurança para se reproduzir. A Baía também é área de alimentação e reprodução de tartarugas.

Praia do Sueste
A Praia do Sueste está com atividades no mar suspensas, mas é possível usar a faixa de areia da praia para caminhadas e observação do mar e do mangue do Sueste. O protocolo de reabertura utilizado prevê que haja a suspensão da atividade quando houver avistamento de tubarão-tigre, chuva forte, alta turbidez da água e abertura do mangue.

Praia do Sancho
Depois de uma caminhada de aproximadamente 40 minutos no Sueste, pegamos o táxi e fomos direto para Praia do Sancho no intuito de aproveitar o próximo horário de descida.


Depois da descida pelas duas escadarias de ferro e mais o lance de degraus na falésia, chegamos na areia da praia e logo percebemos que não seria um dia normal no Sancho.

Devido às ondas fortes de swell, a faixa de areia estava bastante restrita e, sendo assim, não ficamos muito tempo no Sancho. Como o mar estava revolto, aproveitamos para apreciar a fauna deste lugar paradisíaco, que neste dia foi um desfile de pássaros e répteis.




Baía dos Golfinhos
Depois que retornamos para o Ponto de Informação e Controle (PIC), percebemos que ainda faltava muito tempo para que o táxi pegasse a gente no horário combinado. Sendo assim, eu, Elenice e Dani resolvemos fazer a Trilha dos Golfinhos. A passarela, que tem aproximadamente 1km de extensão, leva até o mirante da Baía dos Golfinhos e foi inserida de forma a preservar a vegetação nativa remanescente da ilha.

Localizado no alto de um paredão de 60 metros de altura, o mirante é um convite para a contemplação da paisagem e observação da avifauna e seus ninhos, além dos grupos de golfinhos, tubarões e tartarugas-marinhas, não sendo permitido descer à baía.



Pedimos ao motorista do táxi para nos deixar na Vila dos Remédios. Depois de olhar alguns estabelecimentos procurando um lugar para almoçar, paramos no Bar e Restaurante Sette Mares. O lugar é espaçoso, com mesas grandes, e a comida é boa, simples e caseira.


Trilha das Praias do Cahorro, Meio e Conceição
Depois do almoço, decidimos fazer a trilha que passa pelas praias do Cachorro, Meio e Conceição. Devido às ondas fortes (swell), a Praia do Cachorro estava sem condições de ser explorada pois as ondas batiam nas pedras. Mesmo assim, aproveitamos para tirar umas fotos nas ruínas do Antigo Presídio.


Passando pela Praia do Cachorro, chegamos à Praia do Meio através de uma pequena trilha de terra. Antes de pisarmos na areia, passamos por umas pedras no canto esquerdo da praia. O acesso também pode ser feito por uma trilha mais íngreme mas achamos melhor descer pelas pedras mesmo.

Atravessamos a praia com a água cobrindo quase toda a faixa de areia e chegamos ao Bar do Meio. Este bar é um dos points mais procurados da ilha, e onde o pôr-do-sol dá seu espetáculo com uma vista privilegiada. Com acesso direto pela Praia da Conceição e a do Meio, atrai um público selecionado, que inclui desde os locais até estrangeiros e celebridades.


Chegamos na Praia da Conceição e lá ficamos até o entardecer. No retorno, ainda aproveitamos um pouco da playlist da DJ que estava tocando no Bar do Meio antes de retomarmos o caminho de volta para a Vila dos Remédios.


À noite, saímos para jantar na Creperia Euforonho, e depois, saborear um delicioso sorvete na Gelato Paradiso. Depois disso, fomos passear pela vila e encontramos com o nosso grande craque de futsal Falcão, que foi muito atencioso e tirou uma foto com a galera.


Dicas e informações
Informações
- A Praia do Sueste, a Praia do Sancho e a Baía dos Golfinhos fazem parte do Parque Nacional Marinho e, portanto, é preciso de ingresso para aproveitá-las.
- Desde o início de 2022, a Praia do Sueste está fechada para mergulho ou banho de mar devido a um ataque de tubarão. Inclusive, quando estivemos por lá em 2025, pudemos observar alguns filhotes nadando bem pertinho da faixa de areia.
Serviços
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
- Ingresso: R$ 186,50/pessoa
- O ingresso é válido por 10 dias, contados a partir do primeiro acesso ao parque.
- Brasileiros pagam metade do valor do ingresso e pessoas com mais de 60 anos são isentas.