O Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizado entre Rio de Janeiro e São Paulo, é um segmento da Serra do Mar. Na Trilha do Caminho do Ouro, uma pequena parte da trilha original ainda preservada, o visitante recebe explicações sobre o tipo de calçamento, as escavações, a Mata Atlântica e a vida dos tropeiros.
1º dia: Chegada à Paraty
Depois de uma longa e cansativa viagem chegamos à Paraty, esta bela cidade situada no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Durante o período colonial brasileiro (1530-1815), foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. É rodeada de parques e reservas ecológicas muito bem preservados. Como chegamos um pouco cansados, saímos apenas para jantar e retornamos para a pousada.
2º dia: Serra da Bocaina, Caminho do Ouro e Ruas de Paraty
Neste dia resolvemos conhecer os arredores e pegamos o carro para subir a Serra da Bocaina. Depois de alguns quilômetros subindo a serra, deparamos com um trecho de estrada que só seria possível passar com um 4×4. Como não tínhamos como prosseguir com nosso passeio, resolvemos retornar para Paraty e fazer a Trilha pelo Caminho do Ouro. A trilha durou aproximadamente 1 hora e 30 minutos e nos proporcionou um relaxante contato com a natureza. Ao retornarmos, paramos para tirar algumas fotos no Marco da Estrada Real, na Igreja Nossa Senhora da Penha e na Cachoeira Tobogã da Penha.



Depois do almoço saímos para caminhar pela cidade. Conhecemos a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Antiga Cadeia Pública, a Praça do Chafariz, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Praça e Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés e, como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.



3º dia: Fim da estadia
Quando fui para Paraty minha intenção era conhecer Trindade, uma pequena cidade ao sul famosa por suas praias paradisíacas. Como nos dias anteriores o tempo não estava bom, inclusive com alguns chuviscos, decidimos que neste dia, se amanhecesse chovendo, nós retornaríamos para casa. E foi o que aconteceu.

Dicas e informações
Informações
- Procure saber se o tempo estará bom no período em que for visitar a cidade pois lá chove bastante.
- Apesar de ser uma trilha com baixo nível de dificuldade, aconselho caminhar pelo Caminho do Ouro.
- Se possível, guarde uns dois dias para conhecer Trindade pois vale a pena.