São Thomé das Letras, com seu ar rústico e sua localização montanhosa, é o destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de artes em geral. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de OVNIs na cidade.
1º dia: Chegada à São Thomé das Letras
Após deixarmos o carro e as malas na pousada saímos para caminhar. Na praça principal encontra-se a Igreja de São Thomé e o Coreto, e perto dali a Gruta de São Thomé. Após passar por algumas ruas e becos “macabros” chegamos ao Mirante. Lá encontram-se o Cruzeiro e a Casa da Pirâmide e foi de onde pudemos desfrutar uma bela vista panorâmica do vale, incluindo a Pedra da Bruxa e a Pedreira. Ficamos lá até o anoitecer, o que nos rendeu uma vista inusitada: sentados no Cruzeiro e olhando para frente, o exuberante pôr do Sol, e olhando para trás, o magnífico nascer da Lua.






2º dia: Fim da estadia
Como a Bete não gostou muito do abandono e do visual da cidade, resolvemos partir neste dia. Só que antes de partirmos resolvemos dar uma volta de carro pela cidade e passamos pelo Passo da Paixão de Cristo, pelo Bar dos Gnomos, pela Pousada do ET, pelo Estádio Municipal e pela Igreja Nossa Senhora do Rosário.


Dicas e informações
Informações
- Apesar de não ter ido, existem várias cachoeiras ao redor da cidade.
- A pedreira de onde se retiram a famosa pedra de São Thomé torna a paisagem de quem chega um tanto feia.
- Existem lojinhas com lembranças características da cidade, como duendes, bruxos, gnomos, etc.
São Tomé é muito mais do que vc viu. Trilhas, cachoeiras, histórias, gente boa, comida de primeira. Dica para estadia: Pousada Reino dos Magos, bem no centro de São Tomé. Dica de restaurante: Restaurante Vale das borboletas, comida feita no fogão a lenha. Dica de cafeteria: Café Tomé, na praça do Coreto. Faça como São Tomé, venha ver para crer!
Oi Ciça, você não é a primeira pessoa que diz isso. Infelizmente nesta viagem não conseguimos aproveitar a cidade como queríamos mas quem sabe da próxima vez. Valeu pelas dicas!!!
S. THOMÉ é muito mais que isso. Uma cidade mineira sobre uma montanha de pedras, com uma riqueza em cachoeiras, grutas, trilhas para serem visitadas. Toda vez que vou tem sempre algo novo pra ver. Sem contar a comida maravilhosa. Vale ficar pelo menis 3 dias.
Infelizmente nesta viagem não conseguimos aproveitar a cidade como queríamos mas da próxima vez seguirei suas dicas. Valeu!!!