O Santuário de Fátima é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima. É um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos (Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto) em 1917.
1º dia: Santuário de Fátima
Chegando em Fátima fomos direto ao Santuário e paramos num estacionamento bem próximo. O tempo estava fechado e logo começou a chover, o que atrapalhou um pouco a nossa visita. Na entrada mais próxima de onde paramos, encontra-se um monumento com um pedaço do Muro de Berlim que homenageia a queda do famoso muro na Alemanha.


Depois de atravessarmos o grande pátio central, chegamos na Capelinha das Aparições onde encontra-se a imagem de Nossa Senhora. Ficamos por ali orando por algum tempo. Depois das orações fomos acender umas velas na gruta ao lado da Capelinha.

Depois disso, fomos tentar visitar o interior do Santuário. Passamos pela Azinheira Grande, uma árvore que faz parte da história das aparições já que era onde as crianças estavam antes de Nossa Senhora aparecer. Chegando ao interior da basílica, constatamos que esta estava em obras e infelizmente só conseguimos ir até onde estão enterrados Francisco, Maria Lúcia e Jacinta, conhecidos como “Os Três Pastorinhos“, que viram a aparição de Nossa Senhora de Fátima.




Depois de tentarmos visitar a Basílica e de fazermos nossas preces pedindo muita saúde e paz, caminhamos em direção ao estacionamento. Passamos pela Cruz Alta e pela Basílica da Santíssima Trindade, que também fazem parte deste complexo religioso. Ao sairmos, passamos num centro comercial com diversas lojinhas para comprarmos algumas lembranças deste lugar tão especial. Juliana adorou pois pode gastar seu dinheirinho com algumas lembrancinhas. Depois disso pegamos a estrada e seguimos até o nosso destino final desta viagem: Lisboa.

Dicas e informações
Informações
- Este importante templo religioso é chamado de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
- Vale ressaltar que Jacinta e Francisco eram crianças quando morreram, já a Irmã Lúcia morreu já bastante velhinha e foi freira carmelita num convento de clausura em Coimbra.