Os Jardins do Palácio de Cristal possuem belos exemplares da flora local, além de fontes e estátuas que representam as estações do ano.
Rua das Flores, Catedral da Sé e Jardins do Palácio de Cristal
Por causa da longa viagem de carro no dia anterior, neste dia resolvemos fazer uma caminhada pelo Porto. Iniciamos nossa caminhada bem em frente ao nosso apartamento, onde encontra-se a Praça Infante Dom Henrique, uma praça localizada no centro histórico da cidade, e que tem o nome e um monumento em homenagem ao Infante Dom Henrique.
Entre as principais constrções que rodeiam a praça, destacam-se o Palácio da Bolsa, um exemplo de arquitetura neoclássica construída no século XIX. Este palácio é atualmente o local onde se reúnem os associados da Bolsa Nacional de Comércio do Porto, mas também aberto ao público para visitas guiadas. Outro ponto de referência é o Mercado Ferreira Borges, um antigo mercado municipal de flores, frutas e vegetais construído em 1888, em estilo neomanuelino. Este mercado é um dos mais famosos da cidade, pela sua arquitetura com estrutura em ferro e vidro. Atualmente já não serve como mercado, sendo explorado por privados.
Outra construção histórica é a Igreja de São Francisco, uma igreja gótica cuja construção iniciou-se no século XIV, e onde podemos destacar seu conjunto de talha dourada barroca e retábulos dos séculos XVII e XVIII. Além disso, a praça é rodeada por ruas estreitas e sinuosas, cheias de lojas, bares e restaurantes.
Rua das Flores
Em seguida, fomos em direção a uma das mais famosas vias da cidade: a Rua das Flores. Ao longo dos anos, a rua foi escolhida por nobres e burgueses para a construção de seus palacetes. Atualmente, quem caminha por ela, encontra construções de vários séculos, casas com varandas bem características da região, além de restaurantes, café, lojas de souvenirs e artistas de rua.
Estação de São Bento
Chegando ao final da Rua das Flores, encontramos a Estação São Bento. Originalmente conhecida como Estação Central do Porto, está situada no Centro Histórico e é um dos principais monumentos da cidade. Vale destacar sua fachada de influência francesa e seus painéis de azulejo com temática histórica.
Catedral da Sé
Subimos a rua em frente à estação até chegarmos na Catedral da Sé. Também conhecida como Sé do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal, e em sua arquitetura destacam-se os estilos românico, gótico e barroco. Não entramos para visitar porque já tínhamos visitado na viagem anterior.
Em frente à Catedral, descendo uma escadaria, encontra-se o Miradouro da Rua das Aldas, lugar de onde se tem uma bela vista da cidade e do Rio Douro.
Retornamos, passando em frente à estação novamente, e paramos numa Starbucks para um lanche. Próximo dali, passamos pela Praça da Liberdade, que é considerada o coração da cidade do Porto e onde se destaca o imponente edifício da Câmara Municipal.
Depois seguimos até a famosa Rua Santa Catarina, que tem uma grande concentração de lojas, que vão desde pequenos comércios de souvenirs até galerias e lojas de marcas internacionais. Nela, passamos pelo famoso Café Majestic, conhecido como o mais deslumbrante de todos os cafés de Portugal, mas que estava fechado. Em seguida, passamos pela Igreja de Santo Ildefonso, que chama a atenção pela fachada revestida por 11 mil azulejos que formam murais que representam passagens do Evangelho e também da vida de Santo Ildefonso.
Continuamos nossa caminhada passando pela Igreja e Torre dos Clérigos, construções do século XVIII, e que compõem um notável conjunto arquitetônico considerado o cartão-postal da cidade. Em seguida, passamos pela famosa Livraria Lello, que serviu de inspiração para a autora de Harry Potter. Diante da livraria, nos deparamos com diversas filas na calçada, o que nos fez desistir da visitação. Ao lado, encontramos uma loja da Amorino e foi onde aproveitamos para fazer um rápido almoço/lanche.
Jardins do Palácio de Cristal – Entrada
Como destino final da nossa caminhada, chegamos aos Jardins do Palácio de Cristal, espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, Seus jardins românticos foram projetados na década de 1860 para envolver o então Palácio de Cristal, que foi substituído pelo Pavilhão Rosa Mota na década de 1950.
Jardins do Palácio de Cristal – Jardins
Neste espaço que ocupa oito hectares, restaram os belíssimos jardins românticos, projetados pelo paisagista alemão Émille David. A atração reserva aos visitantes um passeio por fontes e estátuas que representam as estações do ano, plantas de várias partes do mundo, além de incríveis vistas para o Rio Douro.
No final do dia, retornamos para o apartamento caminhando para depois tentar acompanhar a final da Eurocopa entre Espanha e Inglaterra em algum lugar no Cais da Ribeira. O jogo começou mas os bares continuavam sem movimento e, logo em seguida, começou a chover, então decidimos comprar umas pizzas e assistir ao jogo no apartamento. A Espanha venceu por 2 a 1.
Dicas e informações
Informações
- A Rua das Flores foi executada a mando de D. Manuel, em 1521, com o objetivo de fazer uma ligação direta entre o Largo de São Domingos e a Porta de Carros, uma das aberturas da Muralha Fernandina que ficava próxima aonde hoje está a Estação de São Bento.
- A visita aos Jardins do Palácio de Cristal é gratuita e pode ser feita diariamente entre as 8h e as 19h. Em qualquer horário, o passeio é agradável, mas ao fim da tarde fica ainda mais especial com as tonalidades alaranjadas.
Serviços
- Aluguel de carro
- Valor : R$ 190,00 (diária com seguro incluído)
- Agência: Rentcars