Roca Negra é um dos passeios de inverno mais procurados pelos turistas, que reúne neve, aventura, história, natureza e lindas paisagens patagônicas. Circuito Chico é o passeio mais tradicional de Bariloche.
3º dia: Circuito Chico e Roca Negra
Neste dia acordamos bem cedo, ainda escuro, para tomarmos o café da manhã e partirmos para as aventuras do dia. Nevava muito e, após o café , as crianças aproveitaram para constriur bonecos de neve e arremessar bolas de neve uns nos outros.

Circuito Chico
O primeiro passeio do dia foi o Circuito Chico, passeio mais tradicional de Bariloche. Ao longo do percurso são feitas diferentes paradas, que podem sofrer variação dependendo do guia, do clima, da hora, do grupo, etc. As paradas do nosso passeio foram: Ponto Panorâmico, Capela San Eduardo, Hotel Llao Llao, Fábrica de Rosa Mosqueta e Cerro Campanário.
Ponto Panorâmico
A primeira parada foi no Ponto Panorâmico. Deste mirante, temos uma bela vista das montanhas e dos lagos Nahuel Huapi e Moreno, além do tradicional Hotel LLao Llao. Como nevava muito, a vista panorâmica ficou um pouco prejudicada.



Capela San Eduardo e Vista do Hotel Llao Llao
A próxima parada foi na tradicional Capela San Eduardo, em estilo montanhês e toda feita em madeira. Construída em 1938, é mais uma das diversas obras de Bariloche do arquiteto Alejandro Bustillo.

A capela fica próxima ao Hotel Llao Llao, o tradicional e luxuoso hotel de Bariloche. A vista é um verdadeiro cartão postal da cidade, e de lá podemos tirar a tradicional foto junto ao cão São Bernardo.

Fábrica de Rosa Mosqueta
Próxima parada foi na Fábrica de Rosa Mosqueta. Neste lugar, além de uma curta palestra, você tem a oportunidade de conhecer uma grande variedade de produtos feitos com este fruto e, se desejar, adquiri-los.

Cerro Campanário
O Cerro Campanário pode ser considerado a principal atração do Circuito Chico. Nesta parada, quem quiser pode subir o telérico até o cume da montanha, onde existe uma confeitaria e diversos mirantes com uma das vistas mais belas de San Carlos de Bariloche.




Roca Negra – Subida de 4×4
Depois de um rápido lanche, partimos para a segunda aventura do dia, a Roca Negra. A experiência começa saindo de Bariloche rumo ao Cerro López, aproximadamente 25 km de distância. A primeira etapa da subida ao Cerro Lopez é realizada com um veículo 4×4 e é onde começa a aventura. A subida é repleta de curvas e o caminho revela belíssimas vistas panorâmicas da região.


Roca Negra – Caminhada com raquetes
Ao chegarmos no refúgio, os jipes 4X4 estacionam, a 1620 metros de altitude, e o restante do percurso é realizado a pé, com o auxílio de raquetes próprias para caminhar na neve. A caminhada na neve com raquetes permite que as pessoas tenham acesso às montanhas geladas sem a necessidade de esquiar.


Durante o trajeto da caminhada, o guia que acompanha os visitantes vai relatando dados interessantes sobre o local. No trajeto, que dura aproximadamente 40 minutos, pudemos desfrutar de uma vista deslumbrante de Bariloche, além de mirantes naturais para o Parque Nacional Nahuel Huapi, com seus lagos, ilhas e montanhas.


Roca Negra – Refúgio
Depois da aventura, retornamos ao Refúgio Roca Negra onde um delicioso fondue de chocolate ou queijo, além de uma lareira quentinha, nos aguardavam. No local, é possível desfrutar desse delicioso almoço com uma das vistas mais incríveis que Bariloche reserva.

O fim deste passeio inesquecível, já escurecendo, foi com muita neve e aventura, mas que fechou um dia perfeito de viagem.


À noite, depois de tanta aventura, fomos no Restaurante e Pizzaria Brava, já que os principais restaurantes do centro de Bariloche estavam completamente lotados.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- A rosa mosqueta é um frutinho vermelho que está por todo lado em Bariloche e seus arredores. Tem diversas propriedades medicinais e com ela se faz chá e uma série de cosméticos e óleos essenciais.
- Roca Negra é um dos tours de inverno preferidos de quem visita Bariloche. O local é um refúgio, com charmosas e aconchegantes cabanas de madeira em meio às montanhas, que fica localizado a 1620 metros de altitude, em pleno Cerro López.
- As raquetes utilizadas na caminhada do passeio Roca Negra, são acessórios próprios para neve que permitem um deslocamento maior com comodidade e rapidez em um terreno nevado ou congelado. Além disso, as raquetes são muito seguras, pois fixam os pés na neve fofa, evitando escorregões ou outros acidentes. Na caminhada, é possível, além dessas vistas incríveis, avistar “coihues” centenários, espécie de árvore nativa patagônica que possui uma folhagem verde escura e pode chegar a até 40 metros de altura.
Serviços
- Circuito Chico
- Preço: ARS 2.500 pesos argentinos
- Agência: Vivencias Travel
- Contrate este passeio com a Civitatis
- Roca Negra
- Preço: ARS 22.500 pesos argentinos
- Agência: Vivencias Travel