A Quebrada de las Flechas é um desfiladeiro que forma parte do Monumento Natural de Angastaco, e estende-se por 20 km dentro dos Vales Calchaquíes, no norte da Argentina.
Quebrada de las Flechas e Bodega El Esteco
Neste dia, saímos cedo de Cafayate em direção a umas das atrações da região: a Quebrada de las Flechas. Este passeio de 70 km indo na direção norte é percorrido em aproximadamente 1h30min, dependendo do tempo de parada para contemplar as belezas do caminho.
Logo que saímos de Cafayte, pegamos a Ruta Nacional 40, a mais longa estrada da Argentina. A RN40 percorre o país de sul a norte desde a província de Santa Cruz até a divisa com a Bolívia, tornando-se desta forma a mais extensa rodovia da Argentina. A rodovia corre paralela à Cordilheira dos Andes, incluindo trechos próximos ou em Parques Nacionais.
No trecho que percorremos na Ruta 40, vimos uma estrada muito difícil de dirigir, com muito rípio e alguns atoleiros, mas nada que impedisse de realizarmos o passeio.
No caminho descobrimos as maravilhas do norte argentino. Ladeamos o Rio Calchaquí, passando por alguns povoados e bodegas, atravessamos um parador com história, que foi destino de uma antiga missão jesuíta, tudo isso emoldurado por uma paisagem deslumbrante. Até que, de repente, começamos a avistar as rochas da formação geológica Angastaco.
Quebrada de las Flechas
Chegamos na Quebrada de las Flechas, que faz parte do Monumento Natural de Angastaco. Como explicar esse lugar ?!?! Um lugar onde as rochas são pontiagudas e apontam para o céu, onde as formações sobressaem até 50 metros por cima do terreno, verticais e inclinadas, superpostas e afiadas, com gargantas e paredões, e com cores que mudam de acordo com a hora e a luz do dia: ocres e cinzas, marrons e avermelhadas, surpreendendo a todos que tem o prazer de conhecer.
A cada curva, descobríamos desfiladeiros e paredes verticais cercados por montanhas e formações geológicas com 20 milhões de anos. Ao longo do percurso, existem miradouros para contemplar a paisagem, como o El Ventisquero, para surpreender o visitante com uma vista panorâmica de outro planeta.
Bodega El Esteco
Como tínhamos horário marcado numa vinícola, retornamos para Cafayate e fomos direto para a Bodega El Esteco. Esta bodega, localizada no coração dos Vales Calchaquíes, está rodeada de uma bela paisagem natural composta de montanhas e vinhedos, além de banhada pelo poderoso sol da região.
Como ainda faltava um tempo para a visita e degustação, resolvemos lanchar no restaurante do hotel Patios de Cafayate, prédio histórico de arquitetura colonial do século XVII. O restaurante tinha uma vista belíssima da região, o que tornou nosso lanche bem mais aprazível.
Na hora marcada, iniciamos o passeio. Nele pudemos desfrutar de uma visita ao interior da bodega e de uma degustação exclusiva de vinhos, onde nos conectamos com a cultura e a tradição da região. Ao final, passeamos pelo lugar indo até as plantações de uvas e também subimos numa torre com uma vista panorâmica da região.
À noite, saímos para jantar em Cafayate e fomos ao Macacha Restaurante, lugar com uma decoração muito interessante e peculiar, e com uma comida que adoramos, tanto a massa quanto o bife de chorizo, além da cervejinha bem gelada.
Dicas e informações – Quebrada de las Flechas
Informações
- A Ruta 40 cobre mais de 5000 km, começando em La Quiaca, localizada na fronteira com a Bolívia, e finalizando em Río Gallegos. Neste percurso, atravessa o Monumento Natural de Angastaco e passa pelo coração dos Vales Calchaquíes, entre rochas gigantes e inclinadas como flechas que se projetam da terra.
Serviços
- Quebrada de las Flechas
- Bodega El Esteco
- Degustação de Vinhos de Altitude: ARS 11.000 pesos argentinos
- Site: https://elesteco.com.ar/
- Contrate um Tour do Vinho por Cafayate com a Civitatis