Todo o Centro Histórico de Salta está localizado ao redor da Plaza de 9 Julio, que tem como principais atrações o Cabildo, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha e a Catedral Basílica de Salta.
Purmamarca e Centro Histórico de Salta
Logo após o café da manhã, saímos de Tilcara em direção à Salta, nosso próximo destino. Pegamos a RN9 na direção sul, onde as paisagens da Quebrada de Humahuaca são incríveis.
Purmamarca
No caminho, decidimos parar em Purmamarca, a 26 km de Tilcara, já que tínhamos parado num dia de sábado em que a cidade estava muito cheia. Demos uma volta até a Plaza 9 de Julio, onde compramos algumas lembranças, e aproveitamos para tirar mais algumas fotos do Cerro de los Siete Colores.
Centro Histórico de Salta
Chegamos em Salta no início da tarde e, depois de deixarmos as malas no hotel. saímos para dar uma volta no Centro Histórico de Salta. A maioria das atrações estão ao redor da Plaza 9 de Julio, uma praça do século XVI bem arborizada e florida que é uma homenagem ao dia da independência da Argentina. Dentre as principais atrações ao redor da praça estão o Cabildo, o Centro Cultural América, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha e a Catedral Basílica de Salta.
Antes de entramos na Catedral Basílica, paramos no Grido Helado para tomar um sorvete. Esta é uma rede de sorveterias estabelecida e sediada na Argentina em que o sorvete tem um estilo próprio e é bem gostoso.
Catedral Basílica de Salta e Basílica de San Francisco
Entramos na Catedral Basílica de Salta, que foi declarada monumento histórico nacional em 1941. Sua incrível arquitetura barroca e fachada em estilo italianizado, obra dos arquitetos Francisco Righetti e Fray Luis Gorgi, destacam-se no centro histórico em frente à praça principal. Seu interior é belíssimo, principalmente a nave principal e o altar. Ficamos ali por alguns minutos onde aproveitamos para descansar e pedir proteção para todos.
Saímos da praça principal e caminhamos por 100 metros até a Basílica e Convento de San Francisco, um templo católico e convento da ordem franciscana que, por sua beleza arquitetônica e importância histórica, constitui um dos principais atrativos turísticos da cidade. Também foi declarada como monumento histórico nacional em 1941.
Nela vale destacar a fachada principal, a torre do campanário, o mural cerâmico na entrada do museu, a cúpula da nave e altar com o cruzeiro e o presépio em tamanho natural dentro da basílica.
Finalizamos nossa caminhadea indo até o Convento San Bernardo, uma das construções mais antigas da cidade. Sua arquitetura colonial, que remonta a 1586, faz desse complexo o único nesse estilo na Argentina. Toda caminhada foi realizada em 5 quarteirões próximos ao Hotel Almería, onde estávamos hospedados.
À noite, como estávamos cansados da viagem de carro, resolvemos jantar no Restaurante Don Salvador, localizado no hotel que nos hospedamos, que é considerado um dos melhores restaurantes de Salta.
Dicas e informações – Centro Histórico de Salta
Informações
- Salta é reconhecida por ser uma das cidades que melhor preservou a arquitetura colonial espanhola na Argentina.