Pucará de Tilcara, Humahuaca e Serranías de Hornocal – Jujuy

Argentina - Jujuy - Serranias del Hornocal - Cerro de los Catorce Colores

As Serranías de Hornocal, ou Cerro de los Catorce Colores, é um lugar mágico a 4.350 metros de altitude, e onde suas montanhas multicoloridas mais parecem uma paleta de um pintor.


Pucará de Tilcara, Humahuaca e Serranías de Hornocal

Neste que seria um dia de passeio radical, onde iríamos chegar a 4.350 metros de altitude, nada melhor que um café reforçado no hotel antes de pegarmos a estrada.

Argentina - Tilcara - Villa del Cielo Eco & Wine Hotel Boutique - Restaurante
Villa del Cielo Eco & Wine Hotel Boutique – Restaurante

Pucará de Tilcara

Nosso passeio começou em Pucará de Tilcara. Pucará de Tilcara, a 2 km do centro de TIlcara, é um sítio arqueológico de um assentamento indígena pré-colombiano da cultura inca Omaguaca, localizado na Quebrada do Vale de Humahuaca. O sítio abrange uma área de 18 hectares, com 600 estruturas divididos em 32 setores, que se conectam através de trilhas.

Argentina - Tilcara - Pucara de Tilcara
Pucará de Tilcara

Localizada no alto de um morro de aproximadamente 80 metros de altura, a 2.500 metros de altitude, Pucará de Tilcara é uma fortaleza construída pelos índios para se protegerem de invasões. Do alto no morro a vista é belíssima, e lá encontra-se um monumento em formato de pirâmide construído em homenagem aos arqueólogos que descobriram essas ruínas e muitas outras na região.

No sítio há 6 ruínas de estruturas inca e também diversos cactos gigantes que fazem parte do Jardín Botánico de Altura, com diversas espécies de plantas da região. São mais de 1.000 espécies, principalmente de cactos. O jardim é formado por corredores de cactos, sendo o mais impressionante, o corredor dos cactos gigantes.

Quebrada de Humahuaca

Voltamos para a estrada para irmos até a principal atração do dia. No caminho pela Ruta Nacional 9, desfrutamos da Quebrada de Humahuaca, Patrimônio da Humanidade, que abriga mais de 10 mil anos de história e algumas das mais belas paisagens da Argentina.

Argentina - Jujuy - Quebrada de Humahuaca
Quebrada de Humahuaca

Serranías de Hornocal

Depois de aproximadamente 44 km pela RN9, entramos à direita perto de um centro de informações em Humahuaca. Depois disso, seguimos pela rua, passamos por duas sinaleiras, na segunda viramos à direita passando por cima da ponte, no final da ponte, à esquerda, entramos numa estradinha de terra e, a partir dali, foram aproximadamente 24 km de estrada de rípio pela RP73 até El Hornocal, nosso destino final deste dia.

Argentina - Jujuy - El Hornocal
El Hornocal

Cerro de los 14 Colores

As Serranías de Hornocal são formações geológicas que se destacam por suas diferentes tonalidades de cores. E por isso, também é conhecida como Cerro de los Catorce Colores. Para desfrutar da paisagem e das belas vistas das montanhas, foi construído um mirante a 4.350 metros de altitude. Chegamos lá com um carro médio alugado, enquanto a maioria dos veículos eram 4×4.

Argentina - Jujuy - Serranias del Hornocal - Cerro de los Catorce Colores
Cerro de los Catorce Colores

Depois de chegarmos ao mirante e admirarmos a imensa beleza do local, descemos uma trilha que leva mais próximo da montanha. A experiência foi incrível, mas vou confessar que retornar para o mirante caminhando a 4.350 metros de altitude não foi fácil. Mas resumindo, valeu cada passo !!! Um lugar mágico !!!

Argentina - Jujuy - Serranias del Hornocal - Cerro de los Catorce Colores
Mirante El Hornocal

Depois de desfrutarmos da linda paisagem, pegamos a estrada para retornarmos à Humahuaca. No caminho, fomos presentados por um rebanho de guanacos que comiam à beira da estrada.

Argentina - Jujuy - El Hornocal
El Hornocal

Humahuaca

Na volta de Hornocal, decidimos passar por Humahuaca. Esta pequena cidade às margens do Rio Grande, numa altitude de 3.000 metros, proporciona vistas espetaculares para as montanhas da Quebrada de Humahuaca. Além do cenário belíssimo, sua história também é fascinante, já que foi uma das primeiras regiões da Argentina a ser explorada pelos colonizadores espanhóis.

Tilcara

Retornamos à Tilcara no fim da tarde. A cidade de Tilcara, ou oficialmente San Francisco de Tilcara, é bastante rica em cultura, lá se encontram vários museus de pinturas, esculturas e o Museu do Carnaval onde pode conhecer ao folclore do povo local e suas cerimônias.

Argentina - Tilcara
Tilcara

Ficamos passeando pelo centro da cidade. Neste passeio, passamos pela Iglesia Nuestra Señora del Rosario de Tilcara, que foi inaugurada em 1865 mas que teve o início de sua construção por volta de 1797. Esta igreja fica localizada em frente à Plaza Sargento Antonino Peloc.

Argentina - Tilcara - Iglesia Nuestra Senora del Rosario de Tilcara
Iglesia Nuestra Señora del Rosario de Tilcara

Na nossa última noite em Tilcara, e depois de passearmos pelo centrinho, paramos para jantar no Bien Me Sabe Almacén de Pastas Y Pizzas, um restaurante que serve massas e pizzas deliciosas e que vale a pena conhecer porque, além da comida, o ambiente é bem agradável.

Argentina - Tilcara - Bien Me Sabe Almacen de Pastas Y Pizzas
Bien Me Sabe Almacen de Pastas Y Pizzas

Dicas e informações – Pucará de Tilcara, Humahuaca e Serranías de Hornocal

Informações

  • Tilcara está situada a 2.465 metros acima do nível do mar e se encontra próximo das margens do Rio Grande e da Ruta Nacional 9 (RN9).
  • No Trópico de Capricórnio e a 17 km ao norte de Tilcara, em Huacalera, se comemora o Inti Raymi ou a Festa do Sol a cada solstício de inverno (21 de junho). A comemoração faz parte da espiritualidade dos povos andinos, do reconhecimento e do respeito pela energia sagrada do sol. O Inti Raymi também coincide com o ano novo andino.
  • Nas Serranías de Hornocal, o pico mais alto pode chegar a mais de 4.700 metros de altitude. O horário ideal para visitar é ao pôr do sol, para apreciar as cores em todo o seu esplendor.

Serviços

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica