Na Piazza del Duomo de Milão, uma bela praça de arquitetura monumental, localizam-se duas das principais atrações da cidade: a Catedral de Milão (Duomo) e a Galleria Vittorio Emanuele II, que é conhecida como o shopping mais antigo do mundo.
1º dia: Piazza del Duomo de Milão – Catedral e Galleria Vittorio Emanuele II
Depois de deixarmos as malas no hotel e tomarmos um banho, fomos fazer um reconhecimento dos arredores e da cidade. Saímos em direção à Piazza del Duomo, caminhando pelas ruas tranquilas e bem cuidadas da cidade. Passamos por um passeio público e paramos para tomar o primeiro “gelato” numa gelateria em frente à Porta Venezia. Este é um dos portões históricos da cidade de Milão e que a construção data de antes do século XIX.

Continuamos nossa caminhada por Milão pela Corso Venezia onde percebemos que a maioria dos moradores e comerciantes estavam de férias, pois vimos diversos cartazes divulgando o recesso. Ao final da rua chegamos no “quadrilátero da moda” onde encontram-se as lojas de marcas mais famosas, e caras, como Red Valentino, Dolce & Gabanna, Ferragamo, Paola da Vinci, Diesel, etc. Para quem tem grana sobrando esse é o lugar mas nos contentamos apenas em olhar. Entramos na Corso Vittorio Emanuele II e demos de cara com uma loja da Disney. Compramos umas lembranças mas Juliana nem viu pois estava dormindo no carrinho. Percebemos que a rua estava toda enfeitada com bandeiras de diversos países e aí descobrimos que era a divulgação da Expo Milano 2015.

Piazza del Dumo de Milão
Chegamos na Piazza del Duomo de Milão, que é uma bela e monumental praça onde localizam-se duas das principais atrações da cidade: a Catedral de Milão (Duomo) e a Galleria Vittorio Emanuele II, que é conhecida como o shopping mais antigo do mundo. Esta praça, diferente das ruas que passamos, estava lotada de turistas. Não demoramos muito e entramos no Duomo. Difícil saber se é mais linda por dentro ou por fora. A fachada é impressionante com suas esculturas e pináculos detalhadamente esculpidos, sem falar no mármore branco-rosa que muda de cor conforme a incidência dos raios solares. Por dentro, suas esculturas, pinturas e vitrais, bem como os detalhes do altar e das 5 naves (1 central e 2 em cada lateral) divididas por 52 colunas de 24 metros de altura cada, fazem com que esta seja uma das catedrais mais lindas que visitamos.


Galleria Vittorio Emanuele II
Ao saírmos do Duomo, passeamos pela Galleria Vittorio Emanuele II que é belíssima, principalmente a arquitetura do teto, misturando ferro e vidro, e também o chão, todo trabalhado no mosaico. Após isso, retornamos para o hotel sem antes pararmos para comer alguma coisa. Chegando próximo à Porta Venezia, paramos numa lanchonete para comer uma pasta.


Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Milão é a capital da região da Lombardia e é também conhecida como a capital do design.
- Catedral de Milão (Duomo)
- Foi iniciada no século XIV mas só concluída em 1813. É a maior catedral gótica do mundo e a quarta em dimensão na Europa.
- A entrada é gratuita mas não é permitido o ingresso de pessoas vestidas com regatas, mini-saias, shorts e blusas decotadas.