A Praia do Leão recebeu esse nome por causa da formação rochosa dentro do mar que se parece com um leão-marinho deitado.
Ponta do Air France, Praia do Leão e Forte de Nossa Senhora dos Remédios
Mais um dia sem passeios de barco em Noronha por causa das ondas grandes (swell). Sendo assim, como não tínhamos reservado nenhum passeio com nenhuma agência, fomos por conta própria fazer a Trilha da Capela de São Pedro dos Pescadores. Esta curta trilha leva até a Capela de São Pedro, de onde desfrutamos de um belo visual do Porto de Santo Antônio com o Morro do Pico ao fundo.

Com sua simples fachada branca e ambiente sereno, a Capela de São Pedro é um tesouro inesperado na extremidade mais distante da ilha. É um cenário muito procurado para casamentos, devido a sua elegância, importância religiosa e vistas espetaculares da ilha.

Alagado dos Tubarões
Do lado esquerdo da Capela de São Pedro, existe uma pequena trilha que leva ao Alagado dos Tubarões. Este lugar preservado, é de acesso somente para contemplação no mirante. Deste mirante, é possível também contemplar as Ilhas Secundárias.

Também conhecido como a Baía dos Tubarões, é uma região em Fernando de Noronha onde é comum avistar tubarões. Esse local é famoso por proporcionar uma experiência única de observação de tubarões em seu habitat natural.

Ponta do Air France
Continuando nossa caminhada por esta parte da ilha, passamos pelo Mirante da Ponta do Air France. Ponto de encontro do mar de dentro com o mar de fora, este lugar não é indicado para banhos por conta das águas agitadas.

Do mirante, podemos avistar as Ilhas Sedundárias: São José, Meio, Rasa e Sela Ginete. O nome do lugar vem do fato de, na década de 30, os franceses terem instalado ali uma base de apoio para aviação.

Continuamos em direção ao Porto passando pelas Ruínas do Forte de Santo Antônio. O Forte de Santo Antônio faz parte do conjunto de fortificações construídas no século XVIII. Ao todo, foram erguidos dez fortes em Noronha. Destaque para as pedras em ruínas dos arcos e das colunas remanescentes. O local virou um ponto de visitação e contemplação no pôr do sol.

Chegamos à Praia do Porto de Santo Antônio. Deste porto saem os passeios de barco, canoa havaiana e até o batismo de mergulho com cilindro. Antes de seguirmos para o nosso próximo destino, visitamos as lojinhas para adquirir algumas lembranças de Noronha.

Praia do Leão
Nosso próximo destino foi a Praia do Leão, melhor ponto de snorkeling dessa viagem. Esta praia é uma mais bonitas entre aquelas do Mar de Fora. As águas são cristalinas e azuladas e a vista panorâmica do mirante da praia é belíssima, com destaque para as Ilhas do Leão e da Viúva.

Praia do Leão – Mergulho
Ficamos mergulhando por mais de uma hora em frente à Ilha da Viúva, onde vimos muitos peixes coloridos. Depois disso, caminhamos para o lado direito da praia onde pequenos tubarões ficavam desfilando bem perto da areia. Ficamos na Praia do Leão por aproximadamente 2 horas, onde pegamos até uma chuva passageira, e depois voltamos para a vila.

Na volta da praia, paramos na Vila dos Remédios, onde almoçamos no Bar e Restaurante Sette Mares. Depois disso, fomos para a pousada descansar, já que queríamos aproveitar a noite de Noronha neste dia.
Forte de Nossa Senhora dos Remédios
Depois do descanso, fomos até o Forte de Nossa Senhora dos Remédios onde ficamos sabendo que ia rolar uma roda de samba. Construído em 1737, este forte com sua posição dominante sobre o ancoradouro da baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da Ilha e do arquipélago.

Quando chegamos lá, o Samba da Comunidade já estava rolando e bem animado. Ficamos lá até o final da noite, onde aproveitamos para ver o visual noturno da ilha, com destaque para a vista da Vila dos Remédios e do Morro do Pico.



Na volta para a pousada, paramos na Creperia Euforonho para fazer um lanche rápido, já que não tínhamos feito nenhuma refeição até então.
Dicas e informações
Informações
- A Praia do Leão faz parte do Parque Nacional Marinho e, portanto, é preciso de ingresso para aproveitá-la. Tem uma beleza indescritível e é santuário das tartarugas-verdes, que escolheram a área para desova da espécie, razão pela qual o acesso de visitantes é permitido até às 17hs.
Serviços
- Forte de Nossa Senhora dos Remédios
- Ingresso: R$ 100,00 (válido por 10 dias)
- Estudante e acima de 60 anos pagam meia entrada.