Plaza de Mayo, Bosques de Palermo e Recoleta – Buenos Aires

Argentina - Buenos Aires - Recoleta - Centro Cultural Recoleta

Recoleta é um bairro nobre e supervalorizado de Buenos Aires que mescla ruas arborizadas com edifícios antigos, e que tem uma boa quantidade de atrações em seus arredores.


Plaza de Mayo, Bosques de Palermo e Recoleta (Buenos Aires)

Dia de passeio por Buenos Aires. Como não tínhamos nenhuma atração específica para visitar neste dia, saímos para revisitar alguns lugares já conhecidos. Começamos saindo do hotel e descendo a Avenida de Mayo em direção à Plaza de Mayo. Nesta importante rua, destacamos a arquitetura imponente do Palácio Barolo, que quando foi construído era o edifício mais alto de Buenos Aires, e a tradição do Café Tortoni, lugar icônico em estilo francês, inaugurado em 1858, e famoso pela cultura e shows de tango ao vivo.

Plaza de Mayo

Chegamos na Plaza de Mayo, e lá ficamos por algum tempo. Esta praça, que sempre foi o centro da vida política de Buenos Aires, está rodeada por importantes construções, como a Catedral Metropolitana, o Cabildo e a Casa Rosada.

Dali, pegamos um táxi e fomos até a Plaza Italia. Dali, iniciamos nossa segunda caminhada do dia. Descemos a Avenida Sarmiento, ladeando o Ecoparque Buenos Aires, e entramos na Avenida del Libertador. O sol estava muito quente, e foi um alívio quando passamos pelos Bosques de Palermo.

Recoleta (Buenos Aires)

Passamos pela Floralis Generica, um monumento metálico, em forma de flor, que tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas, que fica em um espaço gramado e que foi um presente de um arquiteto para a cidade.

Argentina - Buenos Aires - Recoleta - Floralis Generica
Floralis Genérica

Atravessamos a Avenida del Libertador e passamos pelo Museo Nacional de Bellas Artes, que conta com o maior patrimônio do país e é um dos principais museus da América Latina.

Mais adiante, passamos pelo Shopping Buenos Aires Design e depois pelo Centro Cultural Recoleta, que é um centro de exposições que funciona num edifício que originalmente albergava os monges conventuais.

Argentina - Buenos Aires - Recoleta - Centro Cultural Recoleta
Centro Cultural Recoleta

Recoleta (Buenos Aires) – Igreja e Cemitério

Pela primeira vez, entramos na Basílica Nuestra Señora del Pilar, concluída em 1732, que foi construída como parte do mosteiro franciscano e que é a segunda igreja mais antiga de Buenos Aires.

Para finalizar a caminhada, passamos em frente ao Cemitério da Recoleta, que recentemente foi destacado como um dos cemitérios de arquitetura mais interessante do mundo e que conserva uma grande trajetória histórica que se manifesta em todas as personalidades políticas e intelectuais que descansam nele. Antes de retornarmos ao hotel, tomamos um sorvete no Freddo.

Argentina - Buenos Aires - Recoleta - Cemiterio
Cemitério da Recoleta

Ao chegarmos no hotel, com um pouco de fome, resolvemos procurar um lugar ali perto para almoçar. Lembrei que perto dali, numa outra viagem, tínhamos comido uma das melhores empanadas argentinas. Fomos então até a Avenida Callao e caminhamos até encontrarmos a La Americana – La Reina de las Empanadas, que é considerada a primeira casa de empanadas de Buenos Aires.

Palermo

À noite, saímos para jantar e fomos de táxi até o bairro de Palermo. A ideia era jantarmos no Parrilla Don Julio, famoso por seus bifes clássicos e uma extensa lista de vinhos, mas ao chegarmos na porta, a atendente falou que a espera seria de aproximadamente 3 horas. Achamos que não valeria a pena e fomos buscar um outro restaurante para comer.

Argentina - Buenos Aires - Palermo - Don Julio
Don Julio

Bem próximo dali, a uma quadra do Don Julio, encontra-se o restaurante El Preferido de Palermo, que tem mesas externas, boa comida e serve ótimos coquetéis. Enquanto esperávamos liberar uma mesa, fomos servidos com algumas bebidas que quando fomos sentar estávamos um pouco alcoolizados.

Argentina - Buenos Aires - Palermo - El Preferido
El Preferido

Dicas e informações

Informações

  • Os três restaurantes citados no post, La Americana, Don Julio e El Preferido, valem a pena.
  • Apesar de sempre passarmos em frente, nunca entramos no Cemitério da Recoleta.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica