O Parque Nacional Villarrica é uma área de preservação ambiental de topografia bem acidentada. Nele se destacam os vulcões Lanín, Quetrupillán e Villarrica com alturas superiores aos 2000 metros acima do nível do mar.
5º dia: Parque Nacional Villarrica e Trajeto entre Pucón e Puerto Varas
Em nosso último dia em Pucón, decidimos visitar o Parque Nacional Villarrica, já que no dia anterior apenas a Bete tinha conhecido o parque na subida ao vulcão. Saímos do hotel já com as malas no carro e 20 minutos depois adentramos o parque.

Parque Nacional Villarrica
Durante a subida, paramos algumas vezes para tirar fotos da paisagem. Numa dessas paradas, pudemos identificar o rastro que a lava fez na última erupção do vulcão, em março de 2015.

Depois de muitas paradas, chegamos na estação de esqui. Ela conta com uma infra-estrutura completa para os turistas, como seis teleféricos, 20 pistas de esqui e snowboard com variados níveis, um bar e restaurante, área para crianças e muito mais. Como fomos no verão, nada disso estava funcionando.


Já que não tinha tentado a subida à cratera do vulcão no dia anterior, fiz uma caminhada até o ponto máximo da trilha básica do vulcão. Enquanto isso, Bete e Juliana ficaram na estação de esqui se divertindo e curtindo a paisagem.


Na descida, paramos em alguns pontos com vista panorâmica. Logo em seguida pegamos a estrada para nosso próximo destino. A estrada entre Pucón e Puerto Varas é muito boa, além do belíssimo visual da vegetação e dos vulcões.


Puerto Varas
Depois de passarmos no hotel para deixar o carro e as malas, saímos para caminhar por Puerto Varas. Beirando o Lago Llanquihue, primeiro passamos pelo hotel que ficamos da primeira vez que visitamos a cidade, o Cabana Los Alerces. Depois passamos pelo Museo Pablo Fierro, um pequeno museu particular que tenta lembrar alguns episódios históricos do sul do Chile.

Depois de uns 20 minutos de caminhada, paramos num deck à beira do lago. Estava um friozinho gostoso e então decidimos ficar ali descansando da viagem e aproveitando o belíssimo pôr do sol.


Depois fomos em direção à Plaza de Armas onde paramos no caminho para um lanche no Cassis Chocolates & Café. Estabelecido numa construção tipica da região, este café-restaurante tem bons sanduíches e cerveja, mas recomendamos aquecer a alma com seus cafés e bolos deliciosos.

Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Villarrica é um vulcão situado na Cordilheira dos Andes que tem seu cume a 2847 m de altitude. Também conhecido como Rucapillán, ou “casa dos espíritos ou casa dos antepassados” na língua mapuche, este vulcão permanece coberto de neve durante todo o ano.
- O Villarrica é um dos mais ativos de todo o Chile. Sua última erupção ocorreu em 03 de março de 2015. Na erupção ocorrida em 1984 a população de Pucón teve de ser evacuada (embora a lava não tenha atingido a cidade). É possível identificar o trajeto que a lava toma na erupção pelas ravinas formadas na floresta presente no sopé do vulcão.
- O Parque Nacional Villarrica, criado em 1940, estende-se por Curarrehue, Panguipulli, Pucón e Villarrica. No inverno, o panorama é espetacular com neves que atingem grande altura.
Serviços
- Trajeto entre Pucón e Puerto Varas
- Foram 4 pedágios (Ruta 5 Sur): 2 de CLP 2600, 1 de CLP 2400 e 1 de CLP 600 pesos chilenos