O Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no maciço do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
1º dia: Parque Nacional do Itatiaia
Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia fica na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil. Na seção inferior do parque, as trilhas atravessam a Mata Atlântica, que alberga macacos muriqui raros e aves coloridas, como o tucano e a maria-leque-do-sudeste. Existem quedas de água como a gigantesca cachoeira Véu da Noiva e o Mirante do Último Adeus oferece vistas deslumbrantes para o vale. A região de planalto possui picos rochosos como os do Pico das Agulhas Negras.
No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800 metros de altitude. A fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Itatiaia tem como atual administrador o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A BR-485, que atravessa o parque, tem o seu ponto culminante a 2.460 metros de altitude no seu interior, sendo considerada a estrada mais alta do Brasil.
2º dia: Penedo
Penedo é uma região e parque ecológico do município de Itatiaia. É a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.
Dicas e informações
Informações
- Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil tendo sido criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11.943 hectares, que antes de ser adquirida pela Fazenda Federal, em 1908, pertenceu ao Visconde de Mauá.
- O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda.