A Plaza de Espanha, localizada no Parque de María Luisa, é um complexo formado por um enorme semicírculo com edifícios de arquitetura majestosa percorrendo toda sua extensão e que são acessíveis atravessando o canal que corta a praça por uma das quatro pontes que representam os quatro reinos antigos de Espanha.
1º dia: Plaza de Espanha, Parque de María Luisa e Torre del Oro
Depois de resolvida toda a confusão na reserva do hotel, deixamos as malas no quarto e fomos conhecer a cidade. Descemos a rua do hotel, passamos pelos Jardines de la Buhaira e fomos caminhando até a Plaza de Espanha. Esta praça, localizada no Parque de María Luisa, foi construída em 1929 e é um marco da arquitetura regionalista misturando elementos renascentistas e mouriscos. Ao longo da construção existem diversos nichos, que misturam azulejo, cerâmica e mármore, cada um representando uma província diferente da Espanha.
Estava muito sol e por isso começamos nosso reconhecimento entrando lateralmente pelos edifícios onde caminhamos por seus corredores e salões. Depois disso ficamos na sacada com vista para a praça admirando os barquinhos navegando pelo canal num cenário bem romântico, apesar do sol, e tirando diversas fotos. Resolvemos então descer para a praça e percorrer toda a sua extensão para admirar os nichos, que servem como bancos, cada um representando uma província da Espanha. Tudo o que for dito parece pouco para este lugar, simplesmente maravilhoso !!!
Parque de María Luisa
Depois de aproximadamente 1 hora, continuamos nossa caminhada adentrando o Parque de María Luisa. Este é um parque público, muito bem tratado, e considerado um “pulmão” da cidade por suas árvores, jardins e cascatas. Dentro deste parque existem diversas esculturas e construções, entre elas se destaca o Museu Arqueológico. Lembro que Juliana e Carol ficaram correndo atrás dos pombos até cansarem.
Saímos do parque e passamos pelo Palácio San Telmo, de estilo barroco e que atualmente é utilizado pelo governo. A princípio, parte do parque fazia parte do jardim privado do palácio. Fomos em direção ao Rio Guadalquivir, passando pelos Jardines de Cristina, até chegarmos na Torre del Oro. Esta construção, que remonta do século XIII, é um atalaia erguida para proteger a cidade de invasores, mas também foi uma prisão, um local para guardar as riquezas vindas do Oriente e atualmente abriga o Museu Naval.
Continuamos ao longo do Rio Guadalquivir até chegarmos no Teatro de la Maestranza, um dos melhores teatros vanguardistas da Espanha. Ali paramos nossa caminhada e sentamos num quiosque para comer alguma coisa que ninguém é de ferro. Esperamos o belíssimo pôr do sol e depois começamos o retorno ao hotel parando num McDonald’s na esquina. Depois disso, pegamos o metrô na estação Puerta de Jerez para retornarmos e à noite jantamos no restaurante do hotel.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- A Plaza de España foi usada como local de filmagem de filmes importantes, dentre eles: Lawrence da Arábia (1962) e para dois episódios de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma e Episódio II – O Ataque dos Clones (Planeta Naboo). Atualmente, seus edifícios são ocupados por departamentos do governo.