A Vinícola Santa Rita está entre as vinícolas de mais prestígio e mais tradição no Chile. O lugar é decorado por vinhedos, jardins, uma casa grande e maravilhosas adegas. Mas esta não é uma vinícola limitada apenas ao universo do vinho, a fascinante história deste lugar se confunde com a história do próprio Chile.
7º dia: Vinícola Santa Rita e Costanera Center
Como nesta viagem ainda não tínhamos visitado uma vinícola, no dia anterior agendamos um passeio para conhecer a Vinícola Santa Rita. Saímos de Santiago numa van com outro casal de brasileiros que iam visitar outra vinícola. A vinícola fica a aproximadamente 60 km de Santiago e levamos 50 minutos para chegar. Chegamos cedo e aproveitamos para dar umas voltas pela vinícola e também para comprar alguma coisa para comer no Café La Panaderia.



Museo Andino
Depois de conhecermos um pouco do interior da vinícola, decidimos visitar o Museo Andino. Foi uma visita rápida, pois estava quase na hora do tour pela vinícola, mas foi o suficiente para vermos suas coleções de arte precolombino.

Vinícola Santa Rita – Tour
Começamos o tour pelas vinhas secas por causa do inverno e depois adentramos suas instalações. Conhecemos um pouco dos tipos de uvas e vinhos produzidos pela vinícola, assim como todo o processo de produção, desde a fermentação até o engarrafamento, passando pelos tonéis de carvalho utilizados para o envelhecimento. Tudo isso gerando mais sabor e qualidade aos vinhos desta renomada vinícola.



Um pouco da história do lugar: antes de ser uma vinícola, a fazenda pertenceu a Paula Jaraquemada, uma importante viúva na história chilena. Durante a guerra da independência do Chile, ela recebeu 120 soldados, que estavam feridos, cansados e doentes. Ela deu-lhes comida, remédios e abrigo, colaborando muito nesse processo de independência. Em homenagem, este fato virou nome de um vinho muito conhecido no Chile, os “120”. Perto de onde acontece a degustação, existe uma sala com bonecos caracterizando este acontecimento.

O tour na vinícola dura aproximadamente uma hora. Neste tempo, aprendemos sobre o cultivo das uvas e a produção dos vinhos fabricados nesta consagrada e premiada vinícola chilena. No final do tour, fomos agraciados com uma degustação de vinhos reserva e gran reserva e a entrega de uma taça estilizada. Adoramos a visita e a lembrança !!!


Saímos da vinícola e fizemos uma parada num restaurante na estrada, em Valle del Maipo, para um lanche. Pedimos algumas empanadas de carne e queijo e continuamos nossa viagem de volta à Santiago.

Costanera Center
Depois do lanche e do retorno à Santiago, pegamos o metrô até a estação Tobalaba para conhecer o Costanera Center. Este complexo financeiro tem um dos maiores arranha-céus do Chile e de toda a América Latina. Este complexo tem muitas lojas e restaurantes de qualidade e uma estrutura muito legal. Passeamos por seus corredores parando em várias lojas e atrações. Existe um mirante que pode ser visitado, mas como o tempo não estava muito bom decidimos não ir. Depois disso, retornamos ao hotel na nossa última noite na cidade.


Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Vinícola Santa Rita
Preço: 26.000 pesos chilenos
Empresa: SnowTours
No preço estavam incluídos o traslado, a visita e a degustação de 3 vinhos.