No Cerro Chapelco, montanha pertencente à Cordilheira dos Andes, funciona uma das mais importantes estações de esqui da América do Sul.
3º dia: Cerro Chapelco
No dia anterior, entramos em diversas agências de San Martín de los Andes para conseguir um passeio para uma das mais importantes estações de esqui da América do Sul, o Cerro Chapelco. Às 8:30 hs, horário marcado, a van da agência passou na nossa hospedagem, em seguida recolheu o restante do pessoal e partimos.
O que não sabíamos, é que seria mais uma aventura vivida nesta viagem. Chapelco fica situado a 20 km de San Martín de los Andes. Quando chegamos no meio do caminho, a motorista resolveu colocar as correntes nos pneus pois tinha nevado muito no dia anterior e a estrada estava cheia de neve e gelo. Ao tentar colocar, acidentalmente, ela furou um dos pneus. Ficamos por aproximadamente 1 hora aguardando socorro, já que naquele lugar não tinha sinal de celular e ninguém conseguia avisar a agência para enviar um outro carro para nos socorrer. Foi quando descemos da van e fomos pedir carona. Depois de aproximadamente 15 minutos, um casal argentino, Lucas e Camila, nos concedeu uma carona até a estação de esqui.
Cerro Chapelco
Chapelco oferece a possibilidade de praticar diferentes modalidades de esqui: alpino, de fundo e de travessia. Ao chegarmos na base, fomos direto fazer um lanche numa cafeteira do complexo. Depois disso, demos uma volta para conhecer o lugar e escolher um lugar para se divertir. Neste dia, nenhum de nós resolveu esquiar.
Depois de um tempo na base, pegamos o teleférico e fomos no nível superior. Caminhamos um pouco por lá mas estava muito frio e, por isso, não demoramos para retornar à base.
Depois que descemos para a base, ficamos brincando na neve e tirando fotos até a hora de irmos embora. Juliana se divertiu muito descendo de esquibunda nos diversos escorregas de gelo.
Na hora combinada para a volta, às 16 horas, outra confusão nos aguardava. Primeiro, porque tinha muito trânsito para chegar ao cerro e, por isso, atrasou em 1 hora. E segundo, por causa do problema na ida, quem não se comunicou com a agência combinando a volta ficou sem transporte para voltar. Por sorte, tínhamos entrado em contato para perguntar como seria a volta e aproveitamos para marcar.
À noite, saímos para caminhar e jantamos no Pizza Cala, lugar acolhedor e ótimo para comer pizzas e empanadas. Fica bem cheio e tivemos que esperar por aproximadamente 40 minutos.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- No Cerro Capelco destacam-se a imponente vista do Lago Lácar, o silêncio dos bosques de lenga (árvores típicas da região) e a impressionante presença do vulcão Lanín delineando o horizonte da Cordilheira dos Andes. Estes atrativos fazem deste lugar uma opção única para a prática de esportes de inverno.
- Chapelco parece ser uma das estações de esqui preferidas dos argentinos. É uma excelente opção para fugir dos milhares de turistas que invadem Bariloche e o Cerro Catedral.
Serviços
- Cerro Chapelco
- Transfer: ARS 2.200 pesos argentinos (mas pagamos 1.500 pelo imprevisto)
- Agência: Freedom Turismo
- Contrate este passeio com a Civitatis