Subimos o Vulcão Osorno, um dos mais famosos pontos turísticos dos Lagos Andinos do Chile, que tem uma simetria espetacular e comparável ao Monte Fuji, no Japão. Pode ser visto de praticamente todos os lugares de Puerto Varas.
2º dia: Vulcão Osorno e Puerto Montt
Conforme orientação dada no dia anterior, acordamos cedo para ver se o vulcão estava descoberto. Para nossa grata surpresa lá estava ele lindo e imponente entre poucas nuvens e acompanhado por outro vulcão, o Cabulco. Rapidamente ligamos para a agência para confirmar o passeio, e esta nos enviou guia e carro exclusivos. O guia era ótimo e durante o passeio parou diversas vezes para explicar detalhes da região.
O passeio começou por uma bela estrada que nos levou ao Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde se encontra o Vucão Osorno. No caminho passamos por um criadouro de salmão e visitamos uma fazenda típica, de onde tínhamos uma bela vista dos vulcões Cabulco e Puntiagudo, além de lhamas espalhadas pelo campo. Ficamos ali por alguns minutos desfrutando da bela paisagem da região.


Vulcão Osorno
Ao adentramos o parque, verificamos que o chão “esfumaçava” devido à atividade vulcânica ali presente. Chegando à estação de esqui do vulcão, a 1220 metros de altitude, compramos o ticket do teleférico que nos levou ao ponto mais alto de visitação. Ao passarmos do primeiro para o segundo teleférico, encontramos um grupo de brasileiros que estavam retornando da visita. Chegando à segunda estação do teleférico, desfrutamos de uma bela vista do Vale de Petrohue, do Lago LLanquihue e dos vulcões Yates, Cabulco e Tronador.

Caminhamos até o cruzeiro, que é o ponto limite para visitantes, tiramos diversas fotos e brincamos de “escorrega” na neve como duas crianças.


Quando voltamos à estação de esqui estávamos completamente molhados e tivemos que nos secar na lareira. Após um delicioso chocolate quente, retornamos à Puerto Varas, chegando lá por volta das 14 horas.


Chegando em Puerto Varas, fomos diretos almoçar no nosso restaurante predileto, o La Olla, que fica em frente ao lago. Estava uma tarde linda e, além da deliciosa comida, desfrutamos do belo visual do lago LLanquihue com os dois vulcões ao fundo, Osorno e Cabulco.


Puerto Montt
Após o almoço, pegamos um ônibus e fomos visitar a principal e maior cidade da região, Puerto Montt, onde se localizam o aeroporto e o porto mais próximos de Puerto Varas. Por sua localização estratégica, esta cidade é o ponto de partida para o deslocamento para a Patagônia Chilena. Chegando lá, andamos pela orla e visitamos um shopping, retornando para Puerto Varas no final da tarde.

Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Passeio ao Vulcão Osorno – consiste em alugar um carro particular com motorista que vai parando no caminho até o vulcão.
Preço: US$ 100,00 por pessoa