A Península Valdés é uma reserva que tem áreas de falésias e enseadas. Abriga uma grande variedade de espécies animais e conserva um ecossistema bastante peculiar, especialmente com espécies marinhas e aves de migração. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1999.
3º dia: Parque Nacional Península Valdés
Neste dia reservamos um passeio à Península Valdés. Saímos do hotel por volta das 8:00hs. Fizemos uma parada no centro de visitantes, que fica na entrada da reserva, onde tinha um mirador e de lá pudemos para avistar o Istmo Ameghino e algumas salinas. Dentro do centro existe um museu onde encontra-se uma grande ossada de baleia-franca-austral.
Este passeio foi como um safári em que ficávamos vendo os animais típicos da região, como guanacos, ovelhas, maras e outros, espalhados na vasta estepe. Fizemos uma parada na Caleta Valdés para avistar os pinguins e os elefantes marinhos. Caleta Valdés é uma faixa de terra composta de terra, pedra e areia que é usada por elefantes marinhos numa determinada época do ano (agosto a abril). Ali percebi que minha jornada para ver o banquete das Orcas não teria sucesso pois haviam poucos animais. Saindo dali paramos para almoçar. Continuando o passeio, paramos em alguns mirantes para apreciar as belezas naturais do local e num deles, em Puerto Pirámides, avistamos uma colônia de lobos marinhos na encosta de uma falésia em frente ao mar. No caminho de volta viemos admirando a fauna e a flora da região.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Península Valdés com Punta Delgada: 150 pesos
- Reserva Península: 40 pesos
- Agência: Argentina Vision
Informações
- Procure ir na época de observação das baleias (agosto-abril) pois, pelas fotos que vi, deve ser incrível.
- Os passeios à Península Valdés e Punta Tombo valem a pena.
- Puerto Pirámides é a única cidade da Península.
- Mara é uma lebre, roedor herbívoro, endêmica da região da Patagônia argentina.