A Praça da Cidade Velha é conhecida como o coração de Praga pois, além de abrigar construções importantes, é um famoso ponto de encontro, gastronomia e compras.
2º dia: Praça da Cidade Velha, Igreja Nossa Senhora Diante de Týn e Bairro Judeu
Depois de uma boa noite de descanso, fomos conhecer as principais atrações de Praga. Saímos do hotel e depois de aproximadamente 10 minutos de caminhada pelas estreitas ruas da cidade, chegamos na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí / Old Town Square). Esta praça é tida como o coração de Praga, pois além de abrigar construções importantes e imponentes, é um famoso ponto de encontro, rodeado de restaurantes, bares e barraquinhas que vendem comida, cerveja local e souvenirs.
A praça abriga o Relógio Astronômico (Orloj) na torre gótica da Prefeitura (prédio de 1364). Construído em 1410, é o relógio medieval mais famoso do mundo e um dos mais antigos do tipo na Europa. Este famoso relógio proporciona de hora em hora um “mini-espetáculo” aos que passam pelo local. Na nossa opinião, achamos o show meio superestimado, já que apenas uma caveira e os doze apóstolos lá em cima, meio escondidos, se movimentaram. Após presenciarmos o show do relógio, fomos passear pela praça e deixamos para subir na torre depois.
Praça da Cidade Velha – Igreja de San Nicholas
Continuamos circundando a praça até adentramos na Igreja de San Nicholas (Kostel sv. Mikuláše). Esta igreja barroca do século XVIII tem como destaque um candelabro de cristal da fábrica de vidro Harrachov, doado pelo czar russo à Igreja Ortodoxa. Atualmente, acontecem nela vários concertos de música clássica, principalmente no verão.
Atravessamos a praça e fomos conhecer a Igreja Nossa Senhora Diante de Týn (Chrám Matky Boží před Týnem), uma igreja de estilo gótico tardio e um dos maiores símbolos da cidade de Praga. Sua construção começou na metade do século XIV e durou até o XVI. Vale destacar sua entrada decorada com cenas da Paixão de Cristo, seu enorme altar rococó na parede norte, seu órgão de tubos de sonoridade grandiosa além de suas impressionantes torres com mais de 80 metros de altura.
Praça da Cidade Velha – Torre do Relógio
Cruzamos novamente a praça, desta vez para visitar a Torre do Relógio (Old Town Hall). Lá de cima é possível admirar a bela vista da Praça da Cidade Velha, do Castelo de Praga e de boa parte da cidade.
Vale destacar também a capela gótica dos Velhos Paços do Concelho e a visão privilegiada dos doze apóstolos do relógio astronômico (Orloj) em funcionamento.
Após a visita, paramos num quiosque na praça para almoçar. Pedimos um sanduíche de linguiça artesanal (sausage) e um pratinho de bolinhas de batata com bacon e chucrute (halušky), além de duas cervejinhas para refrescar.
Após o almoço, descemos a Rua Pařížská até a orla do Rio Moldava (Rio Vltava). Nesta rua, que atravessa o bairro judeu de Josefov, encontram-se várias lojas de marcas refinadas, galerias prestigiadas, comércios de antiguidades, porcelanas, joias, cristal tcheco, etc. Para quem gosta de compras de alto padrão é um prato cheio.
Orla do Rio Moldava
Caminhamos pela orla do rio passando por construções belíssimas como Rudolfinum, um edifício no estilo neo-renascentista que está muito associado à música e à arte, e a Igreja de São Salvador. Após curta caminhada, chegamos na Ponte Carlos (Karlův most), uma construção gótica que liga as duas partes da cidade. Como a ideia era voltarmos ali com mais calma, tiramos apenas algumas fotos e retornamos.
Bairro Judeu
Depois de passarmos rapidamente pela Ponte Carlos, fomos conhecer o Bairro Judeu (Josefov). No caminho passamos pelo Apple Museum, um museu não oficial que abriga a maior coleção privada de produtos da Apple. Nossa primeira parada no bairro foi na Sinagoga Velha Nova (Staronová synagoga) que é a mais antiga sinagoga da Europa ainda em atividade.
Seguindo a rua em frente, passamos por uma feirinha de artesanatos e objetos antigos até chegarmos na Sinagoga Klausen (Klausová synagoga). Além da sinagoga, esta construção abriga também um museu judaico e, na parte de trás, um cemitério judeu do século XV com muitas tumbas.
Continuando nossa caminhada pelo Bairro Judeu, passamos pela Sinagoga Maisel (Maseilova synagoga), um dos monumentos históricos do antigo bairro judeu de Praga. Foi construída no final do século XVI, considerado a idade de ouro do gueto. Desde então, sua aparência mudou várias vezes, sendo seu estilo atual o neogótico.
No retorno para o hotel, paramos para um café com bolo na Starbucks da Praça da Cidade Velha. Depois paramos novamente, agora na Náměstí Republiky onde ficamos assistindo ao show de artistas de rua que ali se apresentavam. Próximo dali encontra-se o Museu do Comunismo, dedicado a apresentar um relato do regime comunista pós-Segunda Guerra Mundial na Tchecoslováquia, de um modo geral, e em Praga, em particular. Como chegamos após seu fechamento, não conseguimos visitar.
Roteiro do dia
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- O Relógio Astronômico (Orloj), além de marcar a data e as horas, também registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão. O relógio é composto por três partes:
- O Calendário: a esfera inferior representa os meses do ano através de pinturas feitas por Josef Manés. Também pode ser visto os signos do zodíaco e, no centro, o Escudo das Armas da Cidade Velha. O calendário tem quatro pequenas esculturas: um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador.
- O Relógio Astronômico: a esfera superior tem como principal função representar as órbitas do Sol e da Lua, além de dar a hora. Nas laterais existem quatro personagens: a Vaidade, a Avareza, a Morte e a Luxúria. A Morte, representada por um esqueleto, marca o início do desfile ao puxar uma corda.
- As Figuras Animadas: Inclui além das figuras citadas acima, a principal atração do relógio: o desfile dos doze apóstolos que acontece toda vez que o relógio marca as horas. Esse desfile se produz nas janelas acima do Relógio Astronômico.
- Não deixe de subir até o topo da Torre do Relógio para admirar a bela vista da praça e também do Castelo de Praga. A subida pode ser feita por rampas na parte de dentro ou por um elevador.
- A Rua Pařížská, cujo nome significa “de Paris”, é assim chamada por causa da semelhança com as avenidas parisienses, representando assim o conceito de luxo na capital tcheca.
Serviços
- Câmara Municipal – Torre do Relógio (Old Town Hall)
- Ingresso: CZK 250 coroas tchecas
- Site oficial (em inglês): prague.eu/oldtownhall