O Muro de Lennon começou a ser pintado logo após o assassinato do ex-Beatle, em 1980, e se tornou um símbolo de liberdade durante o regime comunista.
4º dia: Museu Nacional, Muro de Lennon e Concerto St. Nicholas
Começamos este dia com um café da manhã reforçado. Depois saímos do hotel e após 500 metros de caminhada passamos pela Basílica de Santiago (Bazilika sv. Jakuba / Basilica of St. James). A entrada dela era um pouco escondida e parecia fechada, mas resolvemos entrar assim mesmo.

Esta basílica é a terceira mais longa de Praga. Foi construída em 1232 e renovada em estilo barroco no século XVIII. Como destaque, vale citar sua poderosa arquitetura de três naves, com seu alto presbitério, e sua acústica, que permite a realização de concertos de órgãos regularmente.

Próximo dali, passamos pela belíssima Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí). Com suas construções históricas de arquitetura singular, passar nesta praça é sempre um prazer. Na foto abaixo, destacam-se as torres góticas da Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn e o Memorial Jan Hus.

Mais adiante, passamos por uma feirinha de artesanatos, onde paramos para algumas comprinhas, e depois atravessamos a linda Praça Venceslau até chegarmos à nossa primeira visitação do dia.



Museu Nacional de Praga
Entramos no Museu Nacional de Praga (Národní Muzeum). É o museu mais importante da capital tcheca. É constituído por diversos edifícios, mas o edifício principal, um dos mais representativos da cidade, está localizado no final da Praça Venceslau.





Achamos um museu muito generalista e as coleções muito similares às de outros museus, o que nos decepcionou um pouco. O que mais se destaca na visita é o fantástico interior do edifício, de estilo neorrenascentista, construído entre 1885 e 1891, principalmente o pátio central, que serve de panteão para os grandes personagens da história tcheca.

Logo que saímos do museu procuramos um lugar para almoçar. Próximo da Praça da Cidade Velha, paramos na Taverna Toscana, restaurante italiano mais antigo de Praga.

Depois do almoço, caminhamos na direção da Ponte Carlos e, antes de atravessá-la, entramos na Igreja de São Francisco de Assis (Kostel svatého Františka z Assisi). Fundada em 1252, seu interior é decorado com esplêndidos afrescos, incluindo a cúpula com o “Juízo Final”, do famoso pintor barroco praguense Václav Vavřinec Reiner.


Muro de Lennon
Atravessamos a Ponte Carlos e chegamos no Muro de Lennon. Este muro, símbolo de liberdade durante o regime comunista, é cheio de grafites coloridos e mensagens de paz e amor, e por isso chama bastante a atenção daqueles que passam nos arredores.

Parque Kampa (próximo ao Muro de Lennon)
Continuando nossa caminhada, passamos pelo Parque Kampa, considerado o parque mais animado de Praga. Lá é possível encontrar restaurados alguns dos antigos moinhos da Idade Média.


Saindo do parque, fomos em direção ao Museu de Franz Kafka, famoso escritor tcheco que nasceu em Praga em 1883 e se tornou uma das maiores figuras da literatura mundial do século XX. Neste museu encontra-se a maioria das primeiras edições dos trabalhos de Kafka, mas o destaque é a escultura do artista tcheco David Cerny, na qual dois homens mecânicos ficam girando e urinando num mapa da República Tcheca.

Concerto na Igreja de São Nicolau
Voltamos para o hotel para tomarmos um banho pois à noite tínhamos que assistir à um concerto na Igreja de São Nicolau, na Praça da Cidade Velha. O concerto foi maravilhoso pois os músicos eram de primeira linha, a interior da igreja é lindo e sua acústica perfeita para este tipo de evento.


Na final do concerto, fomos até a orla do Rio Moldava (Vltava) para umas fotos da cidade iluminada. No retorno para o hotel, paramos para jantar no Ristorante & Pizzaria Vabene onde experimentamos o “goulash”, famoso prato da culinária húngara.


Roteiro do dia
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Jan Huss foi um padre e teólogo tcheco que criticou as doutrinas católicas, influenciando posteriormente os reformadores protestantes do século XVI.
- O Museu Nacional tem as seguintes coleções permanentes:
- Pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia
- Exibição mineralógica e litológica
- Paleontologia, Osteologia e Antropologia
- Zoologia
- Condecoração e medalhas de países europeus
- Concerto na Igreja de São Nicolau
- Apresentação: Prague String Orchestra – Štěpánka Heřmánková (soprano), Miroslav Laštovka (trompete), Adéla Vondráčková (violino) e Vratislav Vlna (oboé)
- Antonio Vivaldi (1678-1741) – The Four Seasons – Spring
- Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto A Minor for oboe and orchestra
- Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Concerto D Minor for Violin, oboe and orchestra
- Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – The Little Night Music
- Antonín Dvořák (1841-1904) – Symphony No. 9 E Minor”From the New World”
- Glen Miller (1904-1944) – Moonlight Serenade
- Apresentação: Prague String Orchestra – Štěpánka Heřmánková (soprano), Miroslav Laštovka (trompete), Adéla Vondráčková (violino) e Vratislav Vlna (oboé)
Serviços
- Museu Nacional
- Ingresso: CZK 260 coroas tchecas
- Concerto St. Nicholas
- Ingresso: CZK 500 coroas tchecas
- Prague Ticket Office (Via Musica) – www.pragueticketoffice.com