A Basílica de Sacré-Coeur é um templo da Igreja Católica Romana que está localizada no topo do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A Ópera Garnier é considerada uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo e era comumente chamada apenas de Ópera de Paris. O Arco do Triunfo é um monumento construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
6º dia: Basílica de Sacré-Coeur, Ópera Garnier, Places Vendôme e la Concorde, Champs-Élysées e Arco do Triunfo
Bonjour Paris !!! Iniciamos o dia pegando o metrô em direção à Montmartre pois é um pouco mais afastado das outras atrações de Paris. Lá está localizada a Basílica de Sacré-Coeur, muito bonita, toda em mármore branco, em frente à ela uma escadaria cercada por belos jardins. A arquitetura é inspirada na arquitetura romana e bizantina, tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura. Foi construída com mármore travertino, o que lhe proporciona uma tonalidade branca. Juju e Bete subiram de funicular e nos encontramos em frente à igreja. Lá do alto se tem uma linda vista de Paris. A igreja por dentro é bem bonita, mas não é permitido tirar fotos e nem filmar. Saindo da igreja, passamos por várias lojas de souvenir, que ficam numa rua em frente à basílica, e claro que compramos lembrancinhas por lá.
Ópera Garnier
Seguimos para o metrô e descemos na estação próxima à Ópera Garnier. Entramos para fazer a visita, e dentro desse teatro está uma das salas mais lindas que já vimos, além de vários pisos com maravilhosos mosaicos, o palco e o camarote são muito bonitos, dourados, conservados, com uma linda pintura no centro do teto que acompanha um enorme lustre de cristal. As varandas dão de frente para o famoso café dos artistas da época, o Café de la Paix.
Seguimos a pé por Paris e no caminho paramos para tomar o melhor sorvete que já havíamos experimentado…Amorino. Nunca esqueceremos esse nome, e nada melhor que um delicioso sorvete para refrescar uma inspiradora caminhada por Paris. Estávamos próximos e então resolvemos conhecer a famosa Galeria Lafayette. São 3 prédios enormes com vários andares, tem de tudo, a arquitetura do prédio principal é lindo, mas estava impossível de se andar, muito cheio, turistas consumindo ou só olhando mesmo, entramos e saímos na mesma velocidade.
Saímos da galeria e fomos em direção aos Jardins de Tuileries. No caminho conhecemos a Place Vendôme, onde estão o Hotel Ritz, lojas e joalherias famosas e de luxo. No meio dela tem um obelisco todo trabalhado contando um pouco da história…lindo !!! Foi construído em 1810, com o bronze de 1200 canhões retirados aos austríacos e russos, para festejar a vitória de Austerlitz e homenagear os soldados franceses.
Place de la Concorde
Chegamos aos Jardins de Tuileries e paramos para descansar o almoço. A Juju se divertiu muito num parquinho que tinha ótima estrutura. Saímos do parque e paramos mais uma vez na Place de la Concorde, com seus chafarizes, estátuas, a vista da Torre Eiffel, prédios antigos, desfilando toda sua beleza. É a segunda maior praça da França e a maior da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da história de Paris e da França. Aproveitamos para passar pela Igreja de Madeleine, com sua arquitetura imponente em forma de templo clássico grego, pena que pelo horário já estava fechada.
Champs-Élysées e Arco do Triunfo
Continuamos em direção ao Arco do Triunfo, já era bem início da noite, quando subimos a pé pela Champs-Élysées, numa caminhada muito agradável apreciando as belezas do lugar, tal como o Grand e o Petit Palais. Nem precisa dizer que a avenida mais conhecida de Paris e da Europa é linda.
Enfim chegamos ao Arco do Triunfo. O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées. Nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia, e na outra, La Défense. A lua cheia veio nos acompanhando. Como estávamos com a Juju, e todos bem cansados, apenas o João subiu ao seu topo. Novamente fui apreciar esta belíssima cidade, enquanto elas ficaram aguardando num restaurante próximo. E assim terminou mais um dia de muito passeio !!! AU REVOIR PARIS !!!
Veja também:
- 5º dia: Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Sainte-Chapelle, Jardins de Luxemburgo e Torre Eiffel
- 7º dia: Palácio de Versailles
Dicas e informações
Serviços
- Museé Pass
Preço: € 69 euros
Passaporte válido por 6 dias consecutivos a partir da primeira entrada.
Informações
- Inaugurado em 1836, o Arco do Triunfo detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o túmulo do soldado desconhecido (1920).
- Compramos ingressos de algumas atrações antes da viagem: Disneyland Paris e Torre Eiffel. Estas não estavam incluídas no Musée Pass.
- Diversas atrações que visitamos estavam incluídas no Musée Pass: Museu do Louvre, Les Invalides, Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Saint Chapelle, Arco do Triunfo, Palácio de Versailles, Pantheon e Museu D’Orsay.