Palácio de Versailles é um castelo real que desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família real ser forçada a voltar à capital em 1789, foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
7º dia: Palácio de Versailles
Bonjour !!! Hoje é dia de Palácio de Versailles. Iniciamos o dia bem cedo, pois o palácio é um pouco fora da cidade. Pegamos um trem (RER) e em pouco menos de 1 hora depois chegamos lá. Da estação de trem até o palácio tem uma pequena caminhada de 20 minutinhos. Bem…o lugar é gigantesco, muita gente, mas tudo muito bem organizado. O sol nesse dia estava bem forte, mas como já tínhamos os tickets, ficamos na fila apenas para deixar o carrinho no guarda-volumes e entrar no palácio. A arquitetura é muito linda, a fachada e os portões todos com detalhes dourados, grandiosos e imponentes, também pudera nesse lugar foi assinado o Tratado de Versailles.
Entramos e iniciamos nosso passeio pelas muitas salas e salões. Até perdi a conta de quantas foram, e nem precisa dizer a beleza de todas elas, corredores enormes, estátuas, esculturas, tetos rebuscados, tapeçarias e pinturas impressionantes. Tudo inacreditavelmente lindo !!! Os Salões de Vênus e Marte tinham um teto maravilhoso. E o que falar da Galeria dos Espelhos ?!?! A quantidade de lustres de cristal, enormes, luminárias com anjos nas bases, os móveis antigos, lindos, ricos e conservados. Passamos depois pelo Chambre du Roi, um quarto suntuoso, enorme com uma cama tão pequena, a cama da rainha era bem maior…risos !! Entramos numa sala onde haviam vários bancos para contemplar o quadro da Coroação, que cobria toda uma parede.
Jardins e Lagos de Versailles
Ufa…..Depois de passar por umas 100 salas, saímos para os Jardins. O dia estava lindo, calor, céu azul, Juju animadíssima para correr pelos jardins, pois dentro do palácio ela ficava brincando de esconde-esconde pelas salas. Os jardins e seus vários labirintos de flores, tudo minuciosamente tratado e conservado, assim como o palácio. Os jardins são enormes, andamos muito por eles até parar num ponto onde haviam lanchonetes e parquinho.
Grand e Petit Trianon
Paramos à beira do lago e fizemos um piquenique e, logo após, o João partiu para visitar o Grand e Petit Trianon. Juju e eu ficamos brincando pelos gramados dos jardins, aproveitando a vista do lago e do palácio. Na volta, passamos por uma “sala dos jardins“ onde conseguimos ver o finalzinho de uma apresentação do “balé” das fontes. O palácio e seus jardins realmente merecem uma visita, mas sem pressa, ficar o dia todo como nós fizemos, aproveitar o passeio porque o lugar é encantador. AU REVOIR !!!
Veja também:
- 6º dia: Basílica de Sacré-Couer, Ópera Garnier, Champs-Élysées e Arco do Triunfo
- 8º dia: Pantheon, Museu D’Orsay e navegação no Rio Sena
Dicas e informações
Serviços
- Museé Pass
Preço: € 69 euros
Passaporte válido por 6 dias consecutivos a partir da primeira entrada.
Informações
- Compramos ingressos de algumas atrações antes da viagem: Disneyland Paris e Torre Eiffel. Estas não estavam incluídas no Musée Pass.
- Diversas atrações que visitamos estavam incluídas no Musée Pass: Museu do Louvre, Les Invalides, Catedral de Notre-Dame, Conciergerie, Saint Chapelle, Arco do Triunfo, Palácio de Versailles, Pantheon e Museu D’Orsay.