O Museu do Azulejo é um dos mais importantes de Portugal pela sua coleção dedicada ao azulejo, expressão artística da cultura portuguesa.
4º dia: Museu do Azulejo
Neste dia que começou nublado e chuvoso, resolvemos visitar o Museu Nacional do Azulejo. Saímos do hotel e fomos até à Avenida da Liberdade. Em seguida descemos em direção ao Terreiro do Paço passando pela Praça dos Restauradores. Chegando à Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, pegamos um ônibus que nos deixou na Avenida Infante Dom Henrique num ponto próximo ao museu. Logo no início da visita ficamos admirados com a arquitetura do edifício onde o museu está instalado e com a riqueza da Igreja da Madre de Deus, que também faz parte do complexo.
O museu abriga em seus domínios uma extensa coleção que conta desde como o azulejo é fabricado, sua história, tendências e outros aspectos importantes que envolvem esse elemento decorativo e simbólico. No acervo, destaque para um painel de azulejos que representa uma panorâmica de Lisboa antes do terremoto de 1755.
Praça do Comércio
Depois da visita ao museu, retornamos à Praça do Comércio para almoçar. Tínhamos uma dica de um casal de amigos que ali existia um restaurante com um delicioso bacalhau ao lagareiro. Perto do Museu da Cerveja, fomos almoçar no Café e Restaurante Martinho da Arcada. Foi realmente uma ótima escolha para um almoço inesquecível, com ótima comida e ambiente aconchegante. Durante o almoço, vale destacar duas situações. A primeira foi a presença do Seu Antonio, que ficou na nossa mesa batendo papo durante todo o almoço. A segunda foi quando pedimos o vinho para acompanhar o bacalhau e o garçom trouxe outro dizendo que não podíamos beber um vinho que fosse vendido no Brasil, pois os piores é que são exportados. Não nos restou outra decisão a não ser acatar tão sábia sugestão.
Como era nosso última dia de passeio pela cidade, depois do almoço fizemos algumas compras no caminho de volta e retornamos para o hotel.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museu Nacional do Azulejo
Horário: terça a domingo das 10 às 18 hs
Ingresso: € 5 euros
Informações
- O Museu Nacional do Azulejo se encontra instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525).