Bairro Alto é um bairro antigo e pitoresco no centro de Lisboa. O Castelo de São Jorge localiza-se sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando uma das mais belas vistas da cidade e do estuário do rio Tejo.
3º dia: Bairro Alto e Castelo de São Jorge
Neste dia que amanheceu com sol mas cheio de nuvens, saímos do hotel em direção à Avenida da Liberdade. Chegando lá subimos em direção a Praça Marquês de Pombal, uma das mais importantes praças da cidade com seu imponente monumento em homenagem a Marquês de Pombal. Uma bela e grandiosa praça mas com um trânsito um pouco caótico.
Dali saímos em direção à Praça do Comércio passando pela Praça dos Restauradores e pela Praça Dom Pedro IV. No caminho passamos por estabelecimentos famosos como o Solar dos Presuntos e A Ginjinha. Entramos na Rua Augusta e logo em seguida numa de suas ruas transversais para subir o Elevador Santa Justa e conhecer o Bairro Alto. Chegando lá em cima desfrutamos de uma bela vista da cidade.
Bairro Alto é um bairro antigo e pitoresco no centro de Lisboa. Caracteriza-se por suas ruas estreitas empedradas, casas seculares, pequeno comércio tradicional, restaurantes e locais de vida noturna. Caminhamos muito por lá até retornarmos novamente para próximo da Rua Augusta. De lá pegamos um bonde que nos levou até um lugar chamado Miradouro das Portas do Sol. Um lugar aprazível de onde se tem uma visão panorâmica deslumbrante da cidade. Depois de admirarmos a paisagem, almoçamos num dos diversos restaurantes do local.
Castelo de São Jorge
Depois do almoço retornamos ao nosso passeio. No meio da caminhada começou a chover forte. Entramos numas lojinhas de artesanatos e aproveitamos para fazer umas comprinhas. Assim que a chuva parou continuamos nossa caminhada. O caminho era predominantemente por ladeiras íngremes e numa delas passamos pela Igreja de Santiago de onde os peregrinos partem para o famoso Caminho de Santiago de Compostela. Depois de muita subida chegamos ao Castelo de São Jorge.
O Castelo de São Jorge tem este nome por devoção à São Jorge, padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas. Sua posição dominante, sobre a mais alta colina do centro histórico, proporciona uma das mais belas vistas da cidade e do estuário do rio Tejo. Ficamos lá por um bom tempo, onde caminhamos por seu interior e suas muralhas e até presenciamos um trote de universitários.
Logo que saímos do castelo começou a chover de novo. Foi quando percebemos que numa praça em frente a uma igreja, vários tuk-tuks estavam parados a espera de passageiros. Perguntamos quando cobrariam para irmos até o hotel e, como era um preço bom, lá fomos nós passear de tuk-tuk em Lisboa.
Veja também:
- 2º dia: Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, Praça do Comércio e Oceanário
- 4º dia: Museu Nacional do Azulejo
Dicas e informações
Serviços
- Castelo de São Jorge
Ingresso: € 8,50 euros
Informações
- Ginjinha é um licor obtido a partir da maceração da ginja, similar à cereja, muito popular em Portugal.