O Palácio de Buckingham é um dos principais símbolos britânicos, epicentro de várias comemorações reais e principal residência da Rainha Elizabeth II.
Um pouquinho de sua história
Impossível ir à Londres e não visitar o Palácio de Buckingham, residência oficial mais luxuosa e famosa da realeza desde 1837, e é também o local de trabalho da Rainha Elizabeth II.
O Palácio de Buckingham, conhecido originalmente como Casa de Buckingham, foi construído pelo Duque de Buckingham no ano de 1703 e comprada pelo rei Jorge III em 1762. O local então ficou conhecido como A Casa da Rainha. Após isso, ganhou três alas em volta do pátio central, sendo ampliada e reformada.
Só em 1837, ano da coroação da Rainha Vitória, é que o Palácio de Buckingham se tornou residência oficial. Já os jardins do Palácio de Buckingham são os maiores jardins privados de toda Londres. Durante a Segunda Guerra, o Palácio de Buckingham sofreu nove impactos diretos de bombas nazistas. Em algumas das vezes, o Rei George VI e a Rainha Elizabeth estavam no palácio e escaparam por pouco. Um policial em serviço no palácio morreu alvejado por destroços decorrentes de bombas no dia 8 de março de 1941.
O Palácio é um dos principais símbolos britânicos, epicentro de várias comemorações reais. Este palácio, além de ser a residência da monarquia britânica, é também uma galeria de arte, mas não é um museu, e sim uma atração turística. Hoje é composto por 775 cômodos. Desses, são 19 salas de estado (state rooms), 52 quartos para a Realeza e seus convidados, 188 quartos para os funcionários, 92 escritórios e 78 banheiros.
Sua arquitetura e jardins
A parte da frente do palácio, foi a última a ser construída. A Rainha Victoria decidiu expandir o Palácio na década de 1840 para dar mais espaço à sua família. Assim, o Marble Arch, originalmente na entrada do palácio, foi movido para sua localização atual, pertinho do Speaker’s Corner, em 1851.
Os lindos jardins do Palácio de Buckingham cobrem mais de 16 hectares. O espaço ao ar livre conta com heliporto, lago, quadra de tênis, fauna e flora diversificadas. É a casa de mais de 30 espécies de pássaros e de 350 tipos diferentes de flores silvestres, algumas muito raras. Durante a abertura do palácio para visitação, os jardins são o destino final.
A famosa cerimônia da Troca da Guarda ocorre no pátio de entrada do palácio. Nela, os soldados em serviço no Palácio de Buckingham e no St James’s Palace são rendidos pelos Novos Guardas. Durante a cerimônia, uma banda marcial entretém os convivas com marchas e canções populares como Beatles. A troca de guarda é uma cerimônia demorada, linda e vale a pena ser assistida, ela ocorre todos os dias, por isso é bom se programar para aproveitar toda a cerimônia.
A Troca de Guarda
A Troca da Guarda acontece em frente ao Palácio de Buckingham. É a cerimônia da substituição dos guardas que protegem os palácios reais. Existem dois tipos de guarda da Rainha: o Queen’s Guard e o Queen’s Life Guard. Os primeiros estabelecem a segurança dos Palácios de St. James, Buckingham, Windsor e da Torre de Londres. Os segundos postam-se à frente da Horse Guards, a entrada oficial para o Buckingham Palace e o St. James’s Palace, ao lado do The Mall.
Existem três cerimônias diferentes de troca da guarda: uma em frente ao Palácio de Buckingham, uma na Horse Guards Parade e uma no Castelo de Windsor. Nós conseguimos ver duas delas, a do Palácio de Buckingham e do Castelo de Windsor.
Durante a troca da guarda a banda não toca apenas marchas militares, quando estivemos por lá eles tocaram além das marchas tradicionais, Beatles e músicas pops, foi mágico !!!
A cerimônia ocorre sempre às 11:30 hs (mas é melhor chegar com uma hora de antecedência!). Acontece diariamente de abril a julho e em dias alternados no restante do ano.
Confira o calendário atualizado.
Identificando os guardas
Os Guardas da Rainha vestem chapéu preto, túnica vermelha, luvas brancas e calça preta. O chapéu é chamado de “bearskin” e é utilizado em exércitos de diversas nações. O dos Queen’s Guards é feito de pele de urso, mede quase meio metro de altura e pesa 680 gramas. Mas quando os Guardas da Rainha estão a serviço em outros lugares, diferentes batalhões podem assumir a função. Por isso, você pode ver guardas vestindo outro uniforme durante o evento.
Como ir ao Palácio de Buckingham
Endereço: Buckingham Palace, London SW1A 1AA
Metrô: Estação Victoria (Circle, District e Victoria Line), St James’s Park (District e Circle) e Green Park (Jubilee, Piccadilly e Victoria Lines)
Durante nossa estadia na cidade, fomos ao palácio a pé. Nosso hotel era bem perto da estação Victoria Station e andar pela cidade é super seguro e agradável.
Onde comprar o ticket e informações importantes.
Você pode comprar seus tickets pela internet, nós compramos na hora, mas vale a pena lembrar que para fazer isso você deverá chegar bem cedo, pois as entradas são com hora marcada, e como tudo em Londres, todos os horários são cumpridos rigorosamente. Chegamos pouco antes das 10 horas da manhã e só conseguimos entrada por volta das 14 horas. Aproveitamos para assistir a troca de guarda e resolvemos ficar. É lindo e emocionante, vale muito a pena !!!
Mais informações pelo site oficial.
O Palácio só fica aberto para visita durante 2 meses no ano, geralmente quando a rainha sai de férias para o seu Castelo particular na Escócia. Durante esse período é possível contemplar de perto toda a beleza do Palácio de Buckingham. Nesta época, que varia muito de ano a ano, no nosso caso fizemos a visita em setembro, os visitantes podem ver os ricos e bem decorados quartos do Palácio de Buckingham, além dos tesouros da Royal Collection que tem pinturas de Rembrandt, Rubens, Poussin e Canaletto, além de esculturas e belas porcelanas.
Visita guiada
A visita guiada tem regras super rigorosas. Antes de entrar no palácio, é obrigatório passar por vistoria em detector de metais. Não pode entrar com mochilas, máquinas fotográficas e nem sair da rota do grupo. Logo na entrada, tivemos que deixar esse material para ser guardado em armários no almoxarifado.
Para quem vai com criança, que foi nosso caso, não é permitido entrar com carrinhos de bebê, esses também ficam no almoxarifado, mas fiquem sabendo que existem muitas escadas durante toda a visitação.
No final da visita, já nos jardins do palácio, todos os pertences são restituídos e então é hora de aproveitar para registrar o passeio e tomar um agradável café, aproveitando a paisagem, além de comprar aquelas lembranças do passeio na grande tenda/loja que é montada nos jardins.
Veja também: