O Castelo de Windsor é a principal residência da família real britânica e o maior castelo habitado do mundo. Como atrações destacam-se a Capela de São Jorge e a Troca da Guarda.
Um pouquinho de sua história
Quando for à Inglaterra, reserve um dia para visitar o Castelo de Windsor. Trata-se da principal residência da família real britânica e o maior castelo habitado do mundo. Sem dúvida, o tamanho e a beleza da construção são impressionantes. Ele ocupa um terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados.
A primeira fortificação onde hoje se encontra o Castelo de Windsor, teve origem por volta do ano 1000 d.C, e tem sido usada como residência real desde então. Seu propósito era proteger o oeste da cidade de Londres de invasores, bem como o Rio Tâmisa. Sendo capaz de acomodar uma pequena população de corteses e servos, assim como militares, o Castelo de Windsor tem proporções enormes. É uma combinação de cidadela, fortaleza e palácio.
Os muitos aposentos do castelo, por sua vez, são decorados com obras espetaculares da coroa real britânica. Refletem os diferentes gostos dos 39 monarcas que ali viveram, em especial Charles II e George IV. Ainda hoje, alguns cômodos são utilizados pela Família Real para recepção dos convidados (Semi-State Rooms). Por este motivo, a melhor época para ir ao Castelo de Windsor é entre março e outubro, período em que estão abertos para visitação. Nós estivemos lá no início de setembro.
O que ver no Castelo de Windsor
Dentro dos muros do Castelo, encontra-se a Capela de São Jorge (Saint George’s Chapel). É maravilhosa e um belíssimo exemplo da arquitetura gótica na Inglaterra, o centro espiritual da mais alta Ordem da Cavalaria Britânica. A igreja abre diariamente para visitação, exceto aos domingos, e tem uma das missas mais lindas e emocionantes. A cerimônia é inteira cantada pelo coral !!!
Seu interior
O Castelo de Windsor é muito grande e existem muitas atrações no seu interior e exterior que não podem deixar de serem conferidas. Infelizmente não foi possível visitarmos todo seu interior já que a Rainha estava na residência. Por isso, a visitação total não estava aberta ao público, mas conseguimos andar por alguns cômodos como a Sala Azul (Blue Room), o Salão dos Brasões, com seu teto composto de todos as conquistas em guerras e batalhas.
Existem várias entradas para o Castelo, mas apenas uma delas é aberta ao público. Lá fica o salão de venda de ingressos, onde poderá comprar o seu. Fomos ao Windsor com um passeio que contemplava a visitação do Castelo, Stonehenge e Bath, e por conta disso tivemos pouco tempo para apreciar toda a sua beleza.
É muito interessante visitar e andar pelo Castelo. Passamos pelos jardins preferidos da Rainha e chegamos até o pátio logo abaixo da Capela onde estava iniciando a Troca da Guarda. Essa é feita todos os dias a partir de 11 horas nos meses de abril a julho, para outras épocas, consulte o site oficial.
O passeio completo pelo Castelo dura em média 4 horas. Infelizmente não tivemos todo esse tempo, pois ainda tínhamos os demais passeios a fazer. Quando for, aconselhamos reservar um pouco mais de tempo, uma vez que a cidade de Windsor é muito charmosa e deve ser explorada antes ou depois da visita.
Troca de Guarda
Segue o modelo da Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, com a troca dos Queen’s Guards (infantaria, sem cavalo). Às 10h40, os New Guards marcham do quartel de Victoria, passam pelo Castelo e dobram no Castle Hill, onde os Old Guards esperam alinhados. Enquanto a banda toca, o capitão dos Old Guards entrega a chave do Castelo para o capitão dos New Guards. Os novos sentinelas ficam a postos, ordens são proferidas, e os Old Guards retornam para o quartel.
A cerimônia acontece todos os dias, exceto aos domingos, e tem seu início às 11 horas, estando sujeita a mudanças de acordo com o clima ou com a programação do British Army. Mais informações pelo site oficial.
Como chegar em Windsor
Windsor está localizado a cerca de 40 km de Londres, no condado de Berkshire, vale do Tâmisa. Existem algumas formas de chegar até lá, não necessitando estar numa excursão:
- Saindo da estação Waterloo – Esta estação fica próxima à London Eye e ao Big Ben. De lá partem trens diretos para a estação Windsor & Eaton Riverside, numa viagem que leva aproximadamente 55 minutos. Como o trem não é expresso, é uma viagem bem cênica. Ao chegar é possível ter uma bela visão do Castelo. Os trens saem de Waterloo nos minutos 28 e 58, sendo assim, dois trens por hora. Lembre-se que você vai estar em Londres e os trens saem exatamente nos horários marcados. A passagem ida e volta custa a partir de £11,70 (“off peak”). Você pode comprar um ingresso combinado (trem + entrada no castelo) com desconto. Mais informações no site da South West Trains.
- Saindo da estação de Paddington – Essa é uma opção mais rápida e com menos paradas. É preciso trocar de trem na estação de Slough, uma estação pequena e é fácil achar a plataforma. De Paddington a Slough são aproximadamente 20 minutos e de Slough a Windsor (estação Windsor & Eton Central) são só 5 minutos. A estação Central também fica próxima ao Castelo, bem na frente. Nessa opção, saem 3 ou 4 trens por hora e o preço para ida e volta é a partir de £10,40. Veja os horários e mais informações no site da First Great Western.
Informações sobre a visita ao Castelo de Windsor
Horário de funcionamento:
- Março a Outubro: 09:45 – 17:15 hs (última entrada 16:00 hs)
- Novembro a Fevereiro: 09:45-16:15 hs (última entrada 15:00 hs)
Permanece fechado nos dias 25 e 26 de dezembro e em algumas outras datas, quando é usado para eventos oficiais.
Os ingressos podem ser adquiridos online na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha: Visit London
Veja também: