O Glaciar Perito Moreno se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura, e é um dos poucos glaciares que ainda cresce.
1º dia: Chegada em El Calafate
Na chegada lembro que o aeroporto do El Calafate parecia um grande casarão no meio do nada, mas aconchegante e seguro. El Calafate é uma pequena cidade às margens da Lago Argentino de onde partem excursões para o Parque Nacional Los Glaciares.
2º dia: Parque Nacional Los Glaciares – Glaciar Perito Moreno
Acordamos bem cedo e saímos de El Calafate para visitar o Parque Nacional Los Glaciares onde conheceríamos o imponente Glaciar Perito Moreno. Ao adentrarmos o parque percebi que aquele dia seria inesquecível. Belíssimas paisagens tomadas de neve, cavalos selvagens acompanhando o ônibus, foi quando que de repente…começou a nevar !!! A guia pegou o microfone e disse que éramos pessoas de sorte e que aquele seria um dia especial pois normalmente o passeio não ocorreria naquelas condições. O ônibus passou a percorrer o trajeto dentro do parque em velocidade bem reduzida até chegarmos num pequeno deck com uma bela vista e de onde sairia o passeio de barco até o glaciar.
Glaciar Perito Moreno
Pegamos o barco e em poucos minutos estávamos diante daquela obra da natureza. Ficamos aproximadamente uns 30 metros dele apreciando a paisagem ao redor, com suas montanhas nevadas e cachoeiras formadas pelo degelo. Mas o mais incrível mesmo era ver e escutar os blocos de gelo se desprendendo e caindo no lago. E ainda por cima estava nevando !!! Inesquecível !!!!
Ainda caía muita neve quando subimos para caminhar nas passarelas com vista para o Glaciar Perito Moreno. Lembro que ao passarmos perto do ponto de encontro a temperatura era de -4 graus, mas a sensação térmica devia ser de -10 graus. A visão era deslumbrante: à direita, o lago e o paredão de 60 metros de altura do glaciar. À esquerda, um túnel de gelo formado pelo crescimento do glaciar em direção à terra firme contra a força da água do lago. Este túnel desmorona de tempos em tempos, mas não tivemos a sorte de presenciar este momento único da natureza. Ficamos caminhando por uns 40 minutos tirando fotos e brincando com a neve. Retornamos ao ponto de encontro onde almoçamos no restaurante do parque. Enquanto almoçávamos a neve caía forte lá fora.
À noite, cansados e congelados do passeio, jantamos no próprio restaurante do hotel, que era excelente. Comemos uma deliciosa pasta acompanhada de um vinho tinto para aquecer na noite gelada de El Calafate.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Parque Nacional Los Glaciares: 40 pesos
- Passeio de barco ao Glaciar Perito Moreno: 38 pesos
Informações
- Recomendo fazer o passeio pois é inesquecível.
- O nome El Calafate vem de um arbusto que nasce na região e que produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geleias.
- Nesta viagem tive duas baixas por causa do frio: o flash da câmera fotográfica parou de funcionar em certos momentos e ao voltar perdi o LCD da filmadora.