O Museu Nacional de Antropologia contém importantes peças arqueológicas e antropológicas das culturas pré-colombianas do México. Fica localizado dentro do Bosque de Chapultepec, considerado o maior parque urbano da América Latina. Dentro dele também se estabelecem o Castelo de Chapultepec, o Zoológico de Chapultepec e o Parque de Diversões.
2º dia: City Tour e Museu Nacional de Antropologia
Pela manhã fomos fazer o City Tour pela Cidade do México. Começamos o passeio passando pela Alameda Central, primeira praça da cidade, que tem um belo coreto, fontes e estátuas, e que é frequentemente usado para eventos cívicos. Bem ao lado está o Palacio de Bellas Artes, com sua imponente arquitetura em mármore carrara e que abriga dois museus: o Museu de Bellas Artes e o de Arquitetura.
Zócalo ou Plaza de la Constituición
Seguindo o passeio fomos para a Plaza de la Constituición ou Zócalo que, além de ser parte do centro histórico, é o marco zero da cidade. Nesta praça estão alguns edifícios do governo, entre eles o Palácio Nacional. Entramos nele e conhecemos um mural com uma pintura de Diego Rivera, de 1925, que retrata boa parte da história mexicana. Na praça também visitamos a Catedral Metropolitana (1573), com suas esculturas sacras e que estava um pouco castigada devido aos terremotos ocorridos na cidade. Para finalizarmos este passeio, fomos para a Plaza de las 3 Culturas onde encontram-se exemplares das construções asteca, espanhola e mestiça, todos juntas.
Bosque de Chapultepec
Após o city tour, fomos ao Museu Nacional de Antropologia. Este museu foi inaugurado em 1964, contém 23 salas e importantes peças arqueológicas e antropológicas das culturas pré-colombianas do México. Antes de entrarmos no museu passeamos pelo Bosque de Chapultepec até a Fonte de Tláloc, que tem uma escultura que mostra o deus asteca da chuva e da água em sua dança de fertilização.
Museu Nacional de Antropologia
Logo na entrada nos deparamos com uma grande estrutura em forma de guarda-chuva de onde cai uma cascata artificial. Em seguida fomos para a Sala Azteca ou Mexica, que é a sala mais representativa do museu. Neste lugar, o guia nos deu valiosas informações sobre esta civilização enquanto admirávamos as diversas peças ali expostas. Dentre as principais estão a Pedra do Sol, um calendário solar esculpido num bloco de basalto de 24 toneladas e que é erroneamente confundida com o Calendário Maya, e o mural e a maquete de Tenochtitlán, considerada a capital do Império Asteca, hoje ocupada pela zona central da cidade. Após visitarmos esta sala o guia nos deixou livre para percorrermos o restante das salas à nossa maneira.
As salas deste museu podem ser classificadas em arquelógicas e etnológicas. As salas arqueológicas são: Introdução à Antropologia (Sepultura Neandertal), Povoamento das Américas, Pré-Clássico Altiplano Central, Teotihuacán (Diosa Chalchiutlicue, objetos encontrados em Teotihuacán), Los Toltecas y su época (Atlante), Mexica ou Azteca (Piedra del Sol, Océlotl Cuauhxicalli, Coatlicue, Piedra de Tizoc), Culturas de Oaxaca (tumba 104 de Monte Albán), Culturas de la Costa del Golfo (Cabezas colosales da cultura Olmeca), Maya (Chac Mool, Disco de Chinkultik, Mascarón monumental, tesouros recuperados do Cenote Sagrado de Chichén Itzá), Culturas do Ocidente e Culturas do Norte.
As salas etnológicas são: Pueblos Indios, El Gran Nayar, Puréecherio, Otopames, Sierra de Puebla, Oaxaca, Pueblos del Golfo do México, Mayas de las Montañas, Maya de la Planicie, Noroeste e Nahuas. Eu passei por todas elas, umas mais rapidamente, enquanto a Bete preferiu somente as principais.
Castelo de Chapultepec
Após sairmos do museu tentamos visitar o Castelo de Chapultepec mas estava fechado. Contudo do portão principal conseguimos observar o Monumento dos Niños Hérois, que homenageia um grupo de cadetes mortos na Batalha de Chapultepec. Ao retornarmos pelo Paseo de la Reforma passamos pela Fonte de Diana Cazadora.
Veja também:
- 1º dia: Chegada à Cidade do México e caminhada pelo Paseo de la Reforma
- 3º dia: Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Sítio Arqueológico de Teotihuacán
Dicas e informações
Serviços
- A entrada da museu estava incluída no pacote. A permissão para filmar no museu custou 35 pesos mexicanos.
Informações
- Não deixe de ir ao Museu de Antropologia e nem à Teotihuacán, dois ícones da Cidade do México.
- Se puder, fique mais dias na Cidade do México. Tire um dia só para caminhar na Paseo de la Reforma, do Zócalo ao Castelo de Chapultepec. Você entenderá melhor a história desta cidade.