Nesta trilha passamos pela Cachoeira do Abismo, onde as águas canalizam pelas fendas das rochas formando cachoeiras grandes e pequenas com piscinas de hidromassagem e vista panorâmica, até chegarmos ao Mirante da Janela, que tem uma vista privilegiada da Chapada dos Veadeiros, com destaque para os Saltos do Rio Preto.
3º dia: Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Acordamos cedo, tomamos o café da manhã e pegamos a estrada. Depois de aproximadamente 40 minutos, chegamos no início da trilha que fica num lugar conhecido por ser um mirante onde as pessoas vão ver o pôr do sol. Neste lugar tem uma espécie de “monumento místico” feito com tronco e galhos de árvore e uma grande pedra de cristal no meio. Dizem que é onde descem os discos voadores. É uma trilha tranquila onde encontramos diversas espécies de flores do cerrado como também cristais embelezando nosso caminho.
Cachoeira do Abismo
Passamos pela casinha onde se paga a entrada e pode-se tomar uma água ou café e depois de uns 40 minutos de caminhada tranquila, chegamos na Cachoeira do Abismo. Um lugar belíssimo com uma cachoeira descendo pelo grande paredão de rocha e despencando num enorme abismo, sem falar no visual que se tem da Chapada dos Veadeiros. Ficamos ali por uns 40 minutos desfrutando deste visual e da refrescante cachoeira.
Mirante da Janela
Seguimos nosso passeio até o próximo destino: o Mirante da Janela. Esta trilha tem uma peculiaridade que é o seu formato em “U”. Saímos de um lugar alto, descemos por uma trilha íngreme para depois subirmos até o mirante. Uma trilha um tanto cansativa mas recompensada pelas belas paisagens e pelo contato com a natureza. No caminho, encontramos um pessoal de uma TV do Sul perto de um riacho e foi onde aproveitamos para nos refrescar e até beber água nele.
Conforme vamos nos aproximando do nosso destino, a trilha começa a ter subidas mais íngremes e passa a ser um tipo de “escalaminhada”, um pouco caminhada e um pouco escalada. Chegamos no Mirante da Janela. Primeiro fomos num lugar um tanto estreito de onde tínhamos uma vista privilegiada da Chapada dos Veadeiros, com destaque para os Saltos do Rio Preto que visitamos quando fomos no Parque Nacional. Chegar até a beira para tirar fotos foi uma aventura mas valeu o sufoco.
Saímos da beira do precipício e fomos para um lugar onde pudéssemos desfrutar daquele belíssimo visual e também fazermos um pequeno lanche. A Bete e o Beto ainda desceram e foram num lugar bem legal de onde renderam algumas belas fotos.
Depois desta cansativa mas revitalizadora trilha, retornamos para a pousada, saímos para jantar e depois fomos descansar pois no dia seguinte teríamos mais aventura.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela
Localização: próximo ao povoado de São Jorge
Distância/duração: aproximadamente 7 km, entre 3 a 5 horas (ida e volta)
Dificuldade: até a Cachoeira do Abismo: baixa a moderada; todo o percurso: pesada
Ingresso: R$ 10,00 (valor de abril/2015)