Serrano é uma grande corredeira que corta a cidade sobre seixos rolados de rochas calcáreas. A água consolidou e poliu os seixos, criando formas interessantes, já que a rocha ficou lisa parecendo um mosaico colorido.
4º dia: Serrano, Salão de Areias Coloridas, Poço Halley, Cachoeirinha, Cachoeira e Mirante Primavera
Depois do nosso café da manhã com os pássaros, saímos para fazer um passeio pelas trilhas e cachoeiras da Chapada Diamantina mais próximas da cidade, num estilo mais livre. Pensamos em fazer sozinhos mas depois achamos melhor pegar um guia local para não perdermos tempo. Começamos o passeio pelo Serrano, que fica nos limites da cidade, e que é uma grande corredeira que corta a cidade sobre seixos rolados de rochas calcáreas. A água consolidou e poliu os seixos, criando formas interessantes, já que a rocha ficou lisa parecendo um mosaico colorido. É a verdadeira “praia” de Lençóis e de onde temos uma bela vista da cidade.
Atravessamos o Serrano e chegamos aos Salões de Areias Coloridas. Uma série de cavernas e rochas sedimentares caídas, com cores variadas, de onde os artesãos locais retiram areia de cores diversas para fazerem as garrafas artesanais com desenhos de areia. Chegar lá é um pouco trabalhoso mas recompensa ver as paredes e pedras de diversas cores e formas, num cenário bem bonito. Neste lugar aconteceu uma das piores coisas para uma viagem: numa destas subidas e descidas, minha máquina fotográfica, que estava presa ao meu pescoço, bateu numa rocha arranhando a lente. Deste momento até o fim da viagem, tive que improvisar nas fotos. Saímos dali e fomos ao Poço Halley, onde a água é límpida, o lugar tranquilo e a mata no entorno muito bonita.
Cachoeira Primavera
Passamos também pela Cachoeirinha, uma pequena queda d’água que existe no caminho, onde fizemos a primeira parada para banho. Depois de aproximadamente meia hora, voltamos à trilha rumo à Cachoeira Primavera. Depois de 20 minutos de subida, chegamos nesta refrescante cachoeira, onde pode-se fazer uma “massagem” na forte queda d’água como também mergulhar num profundo poço natural. O melhor banho de cachoeira que tomei na Chapada Diamantina !!!
Depois deste banho de cachoeira revitalizador, subimos até a Poço Paraíso, que fica acima da Cachoeira Primavera. Para finalizar, seguimos até o Mirante Primavera, ponto mais alto da cidade, de onde tivemos um vista panorâmica da região.
Veja também:
- 3º dia: Poço do Diabo, Grutas da Lapa Doce, Pratinha e Azul e Morro do Pai Inácio
- 5º dia: Gruta da Torrinha e Ribeirão do Meio
Dicas e informações
Serviços
- Passeio em Lençóis
Este passeio incluiu Serrano, Salão de Areias Coloridas, Poço Halley, Cachoeirinha, Cachoeira e Mirante Primavera
Preço: R$ 25,00 (guia)