Chapada Diamantina – Lapa Doce, Pratinha e Pai Inácio

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Morro do Pai Inacio

A Gruta Lapa Doce é uma das mais famosas da Chapada e a terceira maior do Brasil. O Morro do Pai Inácio é explicado por uma lenda local  e de lá de cima tem uma vista estonteante da Chapada Diamantina, dos vales ao redor e da Serra do Sincorá, com destaque para o Morro do Camelo e para o Morrão.


3º dia: Poço do Diabo, Grutas da Lapa Doce, Pratinha e Azul e Morro do Pai Inácio

Bom dia com os pássaros na Chapada Diamantina. Em todos os dias no café da manhã, se repetia a mesma cena: várias espécies de pássaros da região vinham nos brindar com um bom dia. Este foi um dos momentos mais gratificantes para mim ao longo desta viagem.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Lencois - Hotel de Lencois
Hotel de Lençóis

Cachoeira e Poço do Diabo

Para este dia escolhemos um passeio mais tradicional para conhecer os principais pontos do Chapada. A primeira parada foi no Rio Mucugezinho onde se tem várias quedas d’água que são ótimas para banho. Em seguida, pegamos 800 metros de trilha com muitas pedras até chegarmos na Cachoeira e Poço do Diabo. Uma bela cachoeira que cai num poço profundo e largo de água escura e refrescante. A Bete torceu o pé na trilha e não foi na cachoeira, mas ficou apreciando das pedras; enquanto eu mergulhei e fui nadando até a queda d’água. Ficamos aí por uma hora aproximadamente.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Poco do Diabo
Poço do Diabo
Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Cachoeira e Poco do Diabo
Cachoeira e Poço do Diabo

Gruta Lapa Doce

Continuamos com o passeio indo em direção à Gruta Lapa Doce, que fica no município de Iraquara. Esta gruta é uma das mais famosas da Chapada e a terceira maior do Brasil, possui cerca de 17 km mapeados, mas a área visitada é de quase 1 km. O seu salão principal chega a 70 metros de altura. Caminhamos dentro da gruta acompanhados de um guia que nos orientava com um grande lampião.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Gruta Lapa Doce
Gruta Lapa Doce

Na Lapa Doce existem inúmeras formações típicas como estalactites, formações que pendem do teto da gruta pela consolidação do carbonato de cálcio  que vem sendo dissolvido pela água que infiltra na caverna e estalagmites, que são as formações que se elevam no solo da gruta pela consolidação do mesmo carbonato de cálcio que cai na sua base. Tinham formações de vários tipos, tamanhos e formas, como de coluna (quando a estalactite encontra a estalagmite), cortina, catedral, entre outras, também conhecidas como espeleotemas.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Gruta Lapa Doce
Gruta Lapa Doce
Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Gruta Lapa Doce
Gruta Lapa Doce

Gruta Azul e Pratinha

Saímos dali e fomos para a Fazenda Pratinha conhecer mais duas grutas, com a mesma água transparente e azul dos poços Encantado e Azul. Ao chegarmos, um guia nos deu várias informações e orientações sobre o local e atividades disponíveis. Primeiro fomos na Gruta Azul, onde chegamos depois de uma descida bem íngreme mas o banho nesta gruta é proibido.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Gruta Azul
Gruta Azul

Seguimos então para a Gruta da Pratinha onde o mergulho é permitido. O mergulho entra na gruta por aproximadamente 150 metros e é feito com colete salva-vidas, pé de pato, snorkel e lanterna, necessária devido à escuridão. Um guia especializado em cavernas nos acompanhou dentro de um caiaque. No mergulho pudemos ver uma entrada para a parte ainda pouco explorada da gruta e também ninhos de morcegos que ficavam muito perto de nossas cabeças, já que a distância entre a água e o teto da gruta era pequena. Ao final saímos na parte onde pudemos mergulhar e apreciar a beleza do lugar e os peixinhos coloridos.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Gruta da Pratinha
Gruta da Pratinha
Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Pratinha
Pratinha

Morro do Pai Inácio

Depois do almoço fomos para a nossa última atração do dia na Chapada Diamantina: o Morro do Pai Inácio, para fechar a tarde com chave de ouro. A subida não é fácil, íngreme e com muitas pedras no caminho, mas compensa o sacrifício. De lá tivemos uma vista estonteante da Chapada Diamantina, dos vales ao redor e da Serra do Sincorá, com destaque para o Morro do Camelo e para o Morrão. A paisagem exuberante e o pôr do sol, que torna as montanhas alaranjadas, são inesquecíveis.

Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Morro do Pai Inacio
Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Morro do Pai Inacio
Brasil - Bahia - Chapada Diamantina - Morro do Pai Inacio
Morro do Pai Inácio

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Poço do Diabo, Grutas da Lapa Doce, Pratinha e Azul e Morro do Pai Inácio
    Preço: R$ 120,00

Informações

  • Uma curiosidade: gruta tem entrada e saída; caverna só entrada.
  • O mergulho na Gruta da Pratinha foi uma atividade bem desafiadora devido às condições apresentadas.
  • O nome do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, é explicado por uma lenda local que fala de um escravo que namorava a filha do coronel e que foi perseguido pelos seus capangas. Sem saída pulou do alto do morro com um guarda-chuva. Dizem os crentes na lenda que o escravo já foi visto várias vezes correndo pela região.

Links úteis

Deixe seu comentário / Peça uma dica