A Gruta da Torrinha é a maior da Chapada Diamantina e do Brasil. Foi descoberta em 1850 e é uma das mais completas, considerando-se a riqueza e diversidade de seus espeleotemas.
5º dia: Gruta da Torrinha e Ribeirão do Meio
Este dia foi dedicado para conhecermos a caverna que, se não é a maior da Chapada Diamantina e do Brasil, é uma das mais completas, considerando-se a riqueza e diversidade de seus espeleotemas. A Gruta da Torrinha foi descoberta em 1850 e fica em uma propriedade particular em Iraquara. Chegamos lá e percebemos que seria um passeio particular pois mais ninguém visitaria a gruta naquele horário. Antes de entrar, nosso guia particular nos deu um capacete e orientações sobre o comportamento dentro da caverna. Não falar alto, não correr e não mexer nas formações foram os principais pedidos.
Conhecer uma das grutas mais ricas da Chapada Diamantina e do país exige preparo físico e certa dose de elasticidade. Há três percursos (de uma a três horas). A caminhada começa de forma tranquila até o primeiro salão, que é limite do percurso mais simples e tem formações mais comuns. A partir dele, há trechos em que é preciso se espremer entre blocos de rocha ou andar agachado. É assim que se chega à segunda sala, onde estão as helictites (que desafiam a lei da gravidade) e as curiosas flores de aragonita. A passagem para a terceira e mais impressionante sala revela finíssimas agulhas de gipsita, depositadas no chão, e uma sequência de 60 m de estalactites. Ficamos 3 horas dentro desta gruta e vimos uma grande diversidade de estalactites, estalagmites e espeleotemas.
Ribeirão do Meio
Depois do passeio pela Chapada Diamantina e do almoço, retornamos para a cidade de Lençóis. No caminho, passamos por diversas formações rochosas da chapada, entre elas o Morro do Camelo, que leva este nome pela semelhança com este animal. Pedimos ao nosso guia que nos deixasse no Ribeirão do Meio, uma cachoeira que fica a quatro quilômetros de Lençóis e é muito frequentada. Esta cachoeira é acessível depois de 40 minutos de caminhada fácil e tem como grande atração um tobogã natural que termina em uma piscina. Depois de pouco mais de uma hora em que mergulhei nas águas refrescantes cor de coca-cola do ribeirão, voltamos para a trilha e depois para a cidade.
Veja também:
- 4º dia: Serrano, Salão de Areias Coloridas, Poço Halley, Cachoeirinha, Cachoeira e Mirante Primavera
- 6º dia: Passeio por Lençóis
Dicas e informações
Serviços
- Gruta da Torrinha
Preço: R$ 120,00
Informações
- A Gruta da Torrinha foi um passeio que nos surpreendeu e por isso recomendamos fazer.
- Ficamos sabendo que no dia seguinte ao que fomos no Ribeirão do Meio, foram vistas cobras nadando em suas águas.