Las Bóvedas é um conjunto de lojas com uma grande variedade de artesanatos e afins. A Torre del Reloj era a entrada original da cidade fortificada. Café del Mar é o melhor lugar para ver o pôr do sol em Cartagena.
2º dia: Las Bóvedas, Catedral, Plaza San Pedro Claver, Torre del Reloj e Café del Mar
Como neste dia não tínhamos horário para nada, acordamos com calma e fomos caminhar por Cartagena. Depois de uma caminhada de aproximadamente 15 minutos, chegamos às muralhas imponentes da cidade. Entramos por um de seus baluartes e ficamos admirando, do alto das muralhas, a vista do mar e da cidade.

Logo percebemos que estávamos perto de uma das atrações da cidade: Las Bóvedas. Atualmente este é um conjunto de lojas com uma grande variedade de artesanatos e afins. Entramos nas lojinhas de mas não compramos muita coisa já que Las Bóvedas fica perto do hotel.

Em seguida, escolhemos um caminho dentre várias ruas e fomos desbravar a cidade. Logo chegamos na Plaza de San Diego, uma linda praça ladeada de pequenas casas e estabelecimentos muito coloridos. A arquitetura de Cartagena é muito variada, grande parte em estilo colonial, mas também encontramos o estilo italiano e republicano.


Continuando a caminhada, passamos pelo Museu do Chocolate, uma delícia de atração mas com um preço um pouco salgado. Mais adiante chegamos na Plaza Fernández de Madrid, uma praça bem movimentada com muitos bares e restaurantes num ambiente bem familiar e agradável.

Chegamos na Catedral de Santa Catalina de Alejandría de Cartagena de Índias, localizada no centro histórico, que é uma das mais antigas sedes episcopais das Américas. Nela destacam-se seu interior, decorado de forma simples, seu altar dourado do século XVIII, um púlpito de mármore de Carrara e as arcadas elegantes sustentando a nave central.

Museo del Oro Zenú e Museo de la Esmeralda
Mais adiante chegamos na Plaza de Bolívar, um local emblemático da cidade, cheia de simbolismos históricos e culturais. Ao seu redor encontram-se dois museus importantes de Cartagena, que é claro entramos para conhecer. Primeiro o Museo del Oro Zenú, que tem como foco principal relíquias pré-colombianas, com mais de 600 peças de ouro, prata e cerâmica. Depois entramos no Museo de la Esmeralda, um museu gratuito e bem organizado, onde um guia nos explicou todo o processo de extração das esmeraldas. Ao final passamos por uma joalheria anexa mas que só deu para olhar mesmo.



Depois de visitarmos os dois museus, e apenas há alguns poucos minutos de caminhada, chegamos na Plaza San Pedro Claver. Nesta praça destacam-se, além da igreja de mesmo nome e sua linda arquitetura, a estátua de San Pedro Claver, feita pelo artista Enrique Grau, contrastando com as obras vanguardistas feitas de sucata por Edgardo Carmona.

Logo ao lado passamos pela Plaza de la Aduana, a maior e mais antiga praça da Cidade Velha. Nela destacam-se a antiga Alfândega Real, que foi restaurada e agora é a Prefeitura, e uma estátua de Cristóvão Colombo que fica no centro da praça. Como estávamos há muito tempo caminhando, resolvemos parar para almoçar no Hard Rock Café, que fica num canto desta linda praça.


Depois do almoço, caminhamos alguns poucos metros e já estávamos na Torre del Reloj, principal portão do centro histórico de Cartagena das Índias. Originalmente conhecida com Boca del Puente, esta era a entrada original da cidade fortificada. O nome “Puerta del Reloj” corresponde ao relógio com o qual foi coroado no início do século XVIII.

Muelle de Los Pegasos
Passamos pela entrada principal da cidade e chegamos no Muelle de Los Pegasos. Este é um cais, ao lado do Centro de Convenções, onde destaca-se o Monumento ao Pégaso, assim batizado para evocar os cavalos alados da mitologia grega. Ao redor existem algumas atrações importantes como o Teatro Cartagena e o Parque Centenário.



Depois desse dia intenso, fomos caminhando para a nossa atração final. Retornamos pelo portão da Torre del Reloj e atravessamos a cidade admirando suas construções de arquitetura colonial e cheias de flores. Perto do entardecer chegamos ao Baluarte de Santo Domingo onde encontra-se o Café del Mar, o mais conhecido ponto de encontro de turistas e moradores para ver o belíssimo pôr do sol. É bom não chegar muito tarde para pegar uma boa mesa. Depois do espetáculo, retornamos para o hotel onde jantamos e fomos descansar deste dia proveitoso.


Roteiro do dia
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Museo del Oro Zenú
Ingresso: gratuito - Museo de la Esmeralda
Ingresso: gratuito
Informações
- Um baluarte ou bastião, em arquitetura militar, é uma obra defensiva, situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada.
- Las Bóvedas, localizada entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina, foi inicialmente construída como masmorra.
- A Plaza de Bolívar foi originalmente chamada Praça da Igreja, mais tarde, como Plaza Mayor, e lá ocorreram grandes acontecimentos militares da época.
- A Plaza San Pedro Claver tem esse nome em homenagem ao trabalho e esforço de San Pedro Claver em favor dos escravos da África. Cartagena das Índias foi um importante porto de escravos na época e ali os escravos eram vendidos.
- Nos tempos coloniais, todos os importantes edifícios governamentais e administrativos ficavam na Plaza de la Aduana.
- O nome de Boca del Puente é devido ao fato de que durante o período colonial, uma ponte levadiça foi levantada ao pé do canal de San Anastasio. Esta ponte ligava a cidade murada ao lendário bairro Getsemaní. A ponte servia como defesa da cidade já que, em caso de ataque inimigo, esta se elevava para impedir o acesso de bucaneros e piratas.