O Convento Santa Cruz de La Popa já foi utilizado para fins militares. O Castillo de San Felipe de Barajas é considerado a maior obra militar feita pelos espanhóis no Novo Mundo.
4º dia: Convento de La Popa, Monumento Los Zapatos Viejos e Castillo de San Felipe de Barajas
Em mais um dia quente, saímos do hotel e fomos caminhando até a cidade amuralhada. Ao adentrarmos as muralhas, caminhamos próximo à elas onde pudemos constatar a sua imponência como também desfrutar do visual do mar do Caribe.
Mais adiante chegamos na Universidade de Cartagena. Fundada em 1827, por Francisco de Paula Santander e Simón Bolívar, é reconhecida como a mais antiga do Caribe colombiano. Dentro dela fica o Claustro de la Merced, onde destacam-se uma linda praça e o mausoléu do famoso escritor colombiano Gabriel García Márquez.
Continuando nossa caminhada, chegamos ao Teatro Adolfo Mejía. Também conhecido como Teatro Heredia, tem o estilo de teatro de ópera europeu dos séculos 18 e 19. Em seu interior destacam-se as escadas e esculturas de mármore italiano. Infelizmente não conseguimos visitar pois as visitas só começavam à tarde.
Passamos o dia caminhando pela cidade e em cada rua e beco nos surpreendíamos com tanta beleza. Grande parte da cidade amuralhada está muito bem preservada. Suas construções de estilo colonial e suas praças são harmoniosamente bem construídas.
Chegamos ao Baluarte de San Ignacio de onde desfrutamos de uma bela visão das construções de estilo colonial e dos canhões históricos apontados para o mar. Ali também pudemos ver o Muelle de Los Pegasos, um píer onde atracam grandes e luxuosas embarcações que vem visitar esta histórica cidade.
Descemos das muralhas e chegamos na Plaza San Pedro Claver com sua linda igreja de mesmo nome e suas construções de arquitetura colonial. Mais adiante passamos pela Plaza de la Aduana, a maior e mais antiga praça da Cidade Velha.
Convento Santa Cruz de La Popa
Depois do almoço no Restaurante e Pizzaria Amaretto, contratamos um taxista para dar um passeio pela cidade. Primeiro fomos ao Convento Santa Cruz de La Popa, um dos pontos turísticos mais importantes de Cartagena. Localizado no ponto mais alto da cidade, tem uma vista espetacular, de onde é possível admirar quase toda a cidade. Em La Popa destacam-se, além de sua arquitetura colonial, um museu com peças religiosas, como quadros e esculturas, e também o claustro, todo florido.
Saímos de La Popa no mesmo táxi que chegamos e fomos em direção à última grande atração do dia. No caminho, paramos no Monumento Los Zapatos Viejos, também conhecido como “Las Botas Viejas” (“Sapatos Velhos”), uma escultura de sapatos em bronze que homenageia o grande poeta Luis Carlos López.
Castillo de San Felipe de Barajas
No meio da tarde, ainda com o sol a pino, chegamos no Castillo de San Felipe de Barajas. Este castelo teve como função principal proteger Cartagena de ataques estrangeiros e sua localização estratégica permitia observar possíveis inimigos vindos por terra ou mar. Além da imponente estrutura que se observa por fora, a parte interna é cheia de quartos, labirintos, corredores e túneis, sempre arquitetados de forma a surpreender o inimigo.
Depois disso pegamos o mesmo táxi contratado para o passeio da tarde e voltamos para o hotel para descansar. Ainda deu tempo de ver este belíssimo pôr do sol da varanda do hotel.
À noite fomos conhecer o bairro boêmio de Getsemaní. A galera se reúne na praça principal do bairro, a Plaza de la Trinidad, para desfrutar da comida de rua e da cerveja por preços bem convidativos. Além das casas coloridas e dos charmosos restaurantes, outro destaque do bairro é a arte de rua. O grafite está espalhado pelos quatro cantos, sempre misturando cores vibrantes com cenas típicas da cultura caribenha. Nesta noite jantamos no charmoso restaurante Di Silvio Trattoria.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Taxista para percorrer La Popa e Castillo de San Felipe
Preço: COP 50.000 pesos colombianos - Convento Santa Cruz de La Popa
Ingresso: COP 11.000 / 9.000 pesos colombianos - Castillo de San Felipe de Barajas
Ingresso: COP 25.000 / 10.500 pesos colombianos
Informações
- O Teatro Adolfo Mejía foi construído sobre a antiga Igreja das Mercês e inaugurado em 1911.
- Na Plaza San Pedro Claver destacam-se a estátua de San Pedro Claver, feita pelo artista Enrique Grau, contrastando com as obras vanguardistas feitas de sucata por Edgardo Carmona.
- Para conhecer o Convento de la Popa a melhor formar é ir de táxi, mas tem que negociar muito com o taxista para que ele faça um bom preço pois não tem taxímetro. E também que ele aguarde toda a visita para voltarmos para a cidade. Outras formas é ir de bicicleta, para quem tem muita disposição, ou também contratar um passeio numa agência.
- O Convento Santa Cruz de La Popa teve sua primeira construção datada de 1607 e já foi utilizado para fins militares.
- O Castillo de San Felipe de Barajas foi construído entre 1536 e 1657. É considerado a maior obra militar feita pelos espanhóis no Novo Mundo. Inicialmente chamado de Castillo de San Lázaro, nome da colina onde foi construído, teve seu nome alterado após sucessivas reformas de ampliação, em 1657. Se quiser fugir um pouco do calor, conheça o local de manhã cedo ou no final da tarde. Outra dica é evitar o meio da tarde, quando o passeio de chiva deixa os turistas por lá e o ponto turístico fica lotado.
- Getsemaní é conhecido como o bairro dos mochileiros. No passado foi moradia de escravos, ponto de traficantes e zona de prostituição, mas após um amplo renascimento cultural se transformou em uma região boêmia e pulsante.