Neste passeio pelo Atacama, fomos até os Gêiseres del Tatio, que é um campo geotérmico, a 4.300 metros de altitude aos pés do Vulcão Tatio, passando pelo Valle do Rio Putana e pelo Pueblo Machuca.
3º dia: Gêiseres del Tatio, Rio Putana e Pueblo Machuca
No dia anterior, pedimos à responsável pelo hotel para deixar o café no quarto bem cedo, às 3:00 am, pois às 4:00 am o guia da Grado 10 estaria na porta do nosso hotel para pegar-nos para o passeio deste dia. Pontualmente às 4:00 am, o guia passou no hotel pois fomos os primeiros. No caminho, ainda bem escuro, todos estavam bem calados, acho que por causa do sono. Chegamos em Gêiseres del Tatio às 6:00 am, ainda escuro, e quando começamos a caminhada fazia um frio congelante de -6 graus. Não lembro de ter passado tanto frio, nem quando fomos à Patagônia.
Esse campo geotérmico, a 4.300 metros de altitude aos pés do Vulcão Tatio, é uma das principais atrações do país. Todos os dias, ao amanhecer, afloram violentos jatos de vapor dos gêiseres. O paisagem formada pelo colorido do solo, o céu limpo e as colunas de até 6 metros de vapor é de rara beleza. Fizemos a caminhada pelas trilhas sinalizadas, sempre respeitando pois é muito perigoso caminhar entre os poços, devido ao repentino afloramento dos jatos de água quente. O dia foi amanhecendo, a temperatura foi esquentando e o passeio ficando cada vez mais agradável.
Ao final da trilha, retornamos ao caminhão e fomos recepcionados com um café da manhã no meio dos gêiseres. Apesar de simples, o café estava bem servido e gostoso. Não é sempre que tomamos um café da manhã num lugar tão diferente e inóspito. Simplesmente inesquecível !
Rio Putana
Saímos dos gêiseres e passamos pelo Valle do Rio Putana. Este vale tem uma beleza muito peculiar pois estava praticamente seco, pelo menos nesta época, mas que mistura uma diversidade de cores, como o verde da vegetação, as diversas tonalidades de marrom das montanhas, tudo isso emoldurado por pequenos espelhos d’água e pelas montanhas e vulcões nevados ao fundo. Muito bonito !
Pueblo Machuca
O caminho de volta para San Pedro de Atacama continuou nos proporcionando algumas surpresas. Num determinado momento, nos deparamos com um grupo de vicunhas pastando livremente na encosta de um morro. Mais alguns quilômetros e chegamos em Pueblo Machuca. Este pequeno povoado, que na época tinha apenas 6 famílias, fica no meio do nada e tem pequenas casas de pedra com telhado de palha e que são alimentadas por placas fotovoltaicas, para captura de energia solar, aliás muito apropriado para o local. No alto do morro tinha uma igrejinha muito charmosa de onde se tinha uma bela vista do povoado.
Veja também:
- 2º dia: Vale de la Luna e Vale de la Muerte
- 4º dia: Salar do Atacama, Pueblo Socaire, Lagunas Altiplânicas, Pueblo Toconao, Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche
Dicas e informações
Serviços
- Gêiseres del Tatio
Preço: 20.000 pesos chilenos por pessoa
Agência: Turismo Grado 10
No passeio estavam incluídos o Valle do Rio Putana e o Pueblo Machuca.