Os Museus Vaticanos abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. A Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.
4º dia: Museus Vaticanos e Basílica de São Pedro
Este dia foi dedicado a conhecermos o Vaticano. Descemos novamente na estação de metrô Ottaviano e fomos caminhando até os Museus Vaticanos. Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Chegamos e como tínhamos comprado os ingressos com antecedência, não demoramos a entrar. Logo no início, passamos pelo Jardim da Pinha, conhecido por sua pinha gigantesca e por um monumento metálico em forma de globo.

Os Museus Vaticanos são constituídos por um conjunto de museus e coleções: Museu Pio-Clementino, Museu Chiaramonti, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Pinacoteca Vaticana, Museu Missionário-Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão, Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea, Salas de Rafael (Sala de Constantino, Sala de Heliodoro, Sala da Segnatura e Sala do Fogo no Burgo), Galeria dos Candelabros, Galeria dos Mapas, entre outros. Para ver mais detalhes sobre todos esses museus, leia nosso post sobre os Museus Vaticanos.




Museus Vaticanos – Capela Sistina
Poderia ficar falando aqui durante dias deste lugar rico em história e beleza, mas vamos direto para a cereja do bolo: a Capela Sistina. Ao entramos na capela, percebemos que não seria fácil levarmos um registro deste espaço tão rico e inesquecível. Diversos seguranças misturados na multidão de turistas ficavam gritando para não tirarmos fotos. Mas demos o nosso jeito !!! Esta capela é um relicário para um conjunto de afrescos, executados por Michelangelo no teto (destaque para “A Criação do Homem”) e na parede do altar (“O Juízo Final”). Mestres como Botticelli, Signorelli, Pinturicchio e outros mais estão nas paredes laterais, representando diversas cenas bíblicas. Simplesmente maravilhoso !!!



Basílica de São Pedro
Logo que saímos dos Museus Vaticanos, aproveitamos para almoçar e em seguida fomos conhecer a Basílica de São Pedro. Este é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Entramos na basílica e logo percebemos sua grandiosidade e espiritualidade. Ela é constituída de diversas capelas e monumentos funerários, onde vale destacar a Pietá, de Michelangelo, na Nave Epístola, e os restos mortais do Papa João Paulo II, sob o altar, além de diversos monumentos funerários de diversos Papas.

Uma situação inusitada acabou ajudando-nos a realizar um sonho. Ao sairmos da visitação da Cripta, os seguranças haviam fechado a saída pois estava começando a missa. Sendo assim, aproveitamos para assistir e até comungar atrás do Altar Papal, um dos lugares mais importantes para o Cristianismo. Emocionante !!! Infelizmente, na saída, não conseguimos subir na Cúpula pois já havia excedido o horário de visita.



Veja também:
- 3º dia: Vaticano (Angelus), Pontes do Rio Tibre e Piazza Venezia
- 5º dia: Coliseu, Monte Palatino, Fórum Romano e Museus Capitolinos
Dicas e informações
Serviços
- Museus Vaticanos
Ingresso: € 16 euros (adulto) e gratuito para menores de 6 anos
Para agendar a visita, entre no site oficial Museus Vaticanos (em inglês) - Basílica de São Pedro
Ingresso: gratuito
Informações
- Museus Vaticanos
- Constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos.
- A Capela Sistina é uma capela do Palácio Apostólico, residência oficial do papa.
- Não estão incluídos no Roma Pass.
- Basílica de São Pedro
- A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros.
- O Altar Papal situa-se no cruzeiro sob a cúpula, enquadrado pelo monumental baldaquino de São Pedro, de Gian Lorenzo Bernini (1624-1633), e foi feito em bronze retirado do Panteão.