O Museo Interactivo Mirador (MIM) é um museu pioneiro, referência na América Latina, que oferece uma experiência de curiosidade e aproximação à ciência, com uma proposta educacional lúdica, interativa e autônoma em exploração.
3º dia: Museo Interactivo Mirador
Conforme combinado, este foi o dia reservado para a Juliana. Saímos do hotel e fomos até a estação Manuel Montt. Pegamos o metrô da linha 1 (vermelha) até a estação Baquedano (duas estações na direção San Pablo). Nesta estação pegamos a linha 5 (verde) até a estação Mirador (dez estações na direção Vicente Valdés). Chegando lá, foi só descer a rua Mirador Azul em direção ao oeste e depois ao sul até o acesso à entrada do museu. São aproximadamente oito quarteirões de distância.
Museo Interactivo Mirador
Depois de comprar os ingressos, adentramos o parque de 12 hectares que rodeia o museu e pudemos apreciar a escultura interativa Los Penetrables, além do jardim de jogos e do jardim musical.
Ao chegar na recepção, é solicitada a inscrição para participar de duas oficinas, que são atividades com horário marcado. Nós escolhemos a Casa Sísmica, um simulador de terremotos que relata um forte terremoto ocorrido no Chile em fevereiro de 2010, e a Robótica, um workshop que permite aos usuários programar um robô e que tem como objetivo aproximar a noção de raciocínio lógico e programação, uma vez que temos que calcular as distâncias e ângulos para o robô realizar a tarefa requerida.
O MIM é um complexo com mais de 350 módulos interativos, instalados em 14 salas, além do Túnel Universo. Dentre as salas estão: Eletromagnetismo, Arte e Ciência, Nutrição e Vida, Fluídos, Terra, Som e Luz e a sala Neurozona, com experiências que explicam o funcionamento da mente e do cérebro. Também conta com espaços ao ar livre, onde podemos descobrir diferentes fenômenos e princípios científicos. Juliana adorou o museu e a experiência vivida, entrando em todas as salas e participando de quase todas as atividades.
Museo Interactivo Mirador – Túnel Universo
Depois de um lanche rápido, fomos ao edifício onde encontra-se o Túnel Universo. Este é um espaço permanente que visa aproximar os visitantes de significativas experiências educacionais ligadas à astronomia. Possui 40 módulos interativos dispostos em dois níveis e abrangem diferentes tipos de interação: análoga, corporal, digital e imersiva.
Depois dessa experiência educativa e enriquecedora que foi conhecer o MIM, retornamos ao hotel para descansar. No final da tarde, saímos para caminhar até o bairro Bellavista. No caminho passamos pelo Parque Balmaceda, um parque urbano ao longo do rio Mapocho, e também pela Plaza Italia com seu obelisco imponente.
Depois de passearmos pela bairro Bellavista, fomos jantar no nosso restaurante predileto na cidade: o Como Água Para Chocolate. O lugar tem um ambiente bem acolhedor, cheio de mesinhas próximas umas das outras, música ao vivo, paredes coloridas e áreas enfeitadas com flores. Pedimos o de sempre: Fajitas de camarão , carne e frango acompanhados de arroz, guacamole, feijão preto, mussarela e creme ácido. Uma forma maravilhosa de fecharmos mais uma passagem por esta cidade que adoramos.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- O MIM possui atividades complementares que tem lugares limitados e horário para entrar. As únicas atividades que exigem registro são o Cinema 3D, a Casa Sísmica e as oficinas temporárias.
- Com o ingresso do MIM, você pode sair e entrar novamente no museu durante o dia de sua emissão. No caso do Túnel Universo, a entrada permite entrar neste edifício apenas uma vez e seu tempo máximo de visitação é de 1,5 horas.
- O Como Água Para Chocolate é um restaurante muito conhecido entre os turistas que visitam Santiago e que leva o nome de um filme mexicano. O cardápio tem principalmente pratos com peixes e frutos do mar e as porções geralmente são bem servidas.
Serviços
- Museo Interactivo Mirador
- Ingresso: CLP 4.000 (adulto) / 3.000 (crianças de 2 a 18 anos) pesos chilenos
- Site: https://www.mim.cl
- Como Água Para Chocolate