San Gimignano é conhecida como “A Manhattan da Toscana”, ou “A Cidade das Torres da Toscana”, por ter 14 torres medievais de pedra que parecem com arranha-céu. A cidade também é fortificada e tem uma das mais belas vistas da Toscana.
1º dia: San Gimignano – “A Manhattan da Toscana”
Ao chegarmos em San Gimignano, entramos pela Porta di San Giovanni que dá acesso à rua principal da cidade. Suas ruas estreitas dão o charme que revelam a beleza do lugar. No início da caminhada, passamos pela Piazza della Cisterna onde existe um poço em que pode-se jogar moedinhas para fazer um pedido. Juliana adorou as casinhas de pedra com portas de estilo medieval. A cidade é cheia de lojas legais, muitas porcelanas e muitos azeites com vários aromas. Compramos o de limão siciliano e trufas brancas, todos ótimos.
Piazza del Duomo
Logo em seguida chegamos na Piazza del Duomo. Esta é uma praça muito movimentada onde as pessoas param para descansar nas escadarias da basílica e onde existem muitos camelôs que aproveitam para vender seus artesanatos. Ali situam-se o Palazzo Comunale e a Colegiada Basílica de Santa Maria Assunta que tem um campanário de onde se pode desfrutar de uma bela vista da cidade.
Rocca di Montestaffoli e Museu do Vinho
Enfim, chegamos num lugar chamado Rocca di Montestaffoli, onde também se localiza o Museu do Vinho. Ali aproveitamos a vista da cidade, com suas torres medievais, e da Toscana, com seus campos floridos e arborizados. Ambos são imperdíveis. O visual das colinas verdes repleta de ciprestes, além de parreiras e oliveiras, parece um cenário de filme de tão lindo.
Fomos caminhando até a Porta San Matteo e dali começamos o retorno ao ponto de partida desta inspiradora caminhada. Como o intuito era aproveitar o bom astral da cidade, decidimos parar para almoçar num restaurante na Piazza della Cisterna. É nesta praça que se vende o sorvete mais gostoso do mundo e foi neste restaurante que comemos a melhor bruschetta da viagem. Depois do almoço, passeamos mais um pouco pela cidade para depois retornamos ao ponto de ônibus que nos levaria à estação de trem, de onde partimos para conhecer Siena.
Dicas e informações
Informações
- Se pudéssemos refazer esta viagem, deixaríamos 1 dia inteiro para San Gimignano.