A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto.
2º dia: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Sobrevoo e passeio de 4×4
No nosso primeiro dia em Barreirinhas, resolvemos nos separar. Como tínhamos a manhã livre, eu e Juliana ficamos na pousada aproveitando a piscina e os arredores e a Bete foi fazer o sobrevoo sobre os Lençóis Maranhenses. Ela acordou bem cedo para que o guia a levasse ao Aeroporto de Barreirinhas de onde sairiam numa aeronave de pequeno porte, que permite um voo mais lento e contemplativo. Os Lençóis são espetaculares e para se ter uma noção de toda sua magnitude só num sobrevoo.



A rota escolhida pelo piloto para o sobrevoo foi: no trajeto de ida, indo pelos Pequenos Lençóis e passando pelos povoados de Mandacaru, Vassouras e Caburé; e no trajeto de volta, retornando por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma experiência inesquecível e imperdível !!!



Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Depois de um almoço rápido, fomos para frente da pousada para esperarmos o transporte para o próximo passeio. Desta vez fomos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses numa toyota jardineira 4×4 para visitar 4 lagoas. O início do passeio é bem diferente do de Santo Amaro: enquanto no de Santo Amaro em poucos minutos estávamos nas dunas dos Lençóis, em Barreirinhas atravessamos o Rio Preguiças de balsa, depois uma mata de vegetação dura, fechada e cheia de pequenos lagos até chegarmos nas dunas. Uma aventura e tanto que durou aproximadamente uma hora.


O circuito das 4 lagoas é bem bonito e revitalizador. A cada parada podíamos mergulhar, tirar fotos ou até mesmo ficar só admirando a paisagem. Ficamos aproximadamente meia hora em cada uma e levamos uns 15 minutos de caminhada entre uma e outra.


No final do circuito, todos ficam sentados no topo de uma duna, próxima ao estacionamento, aguardando o fechamento com chave de ouro que é o pôr do sol nos Lençóis. E este foi mais um dia maravilhoso neste lugar único.



Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
Preço: R$ 300,00 reais (por pessoa)
Duração: 30 minutos - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses numa toyota jardineira 4×4 para visitar 4 lagoas
Duração: 5 horas
Obs: Este passeio estava incluído no nosso pacote contratado com a EcoAdventure
Informações
- O melhor horário para fotografar as lagoas é no início da manhã ou final do dia, quando a luz está mais baixa e a sombra nas dunas dá contornos ainda mais lindos para o cenário.
- Os passageiros poderão escolher entre três rotas. A primeira rota faz o trajeto de ida pelos Pequenos Lençóis, passando pelos povoados de Mandacaru, Vassouras e Caburé e na volta retorna por dentro do Parque Nacional, onde será possível ver as incríveis lagoas. A segunda rota é mais direcionada a quem deseja ver mais das lagoas, com percurso que faz ida e volta pelo Parque Nacional e chega até Queimada dos Britos e Barra Grande, onde estão as mais bonitas lagoas dos Lençóis. A terceira rota é oferecida por apenas uma das empresas e tem duração de 45 minutos, passando por Paulínio Neves, Pequenos Lençóis, Mandacaru, Caburé e depois pelo Parque Nacional, sem passar por Barra Grande e Queimada dos Britos. (Referência: Melhores Destinos)
One thought on “Lençóis Maranhenses – Sobrevoo e passeio de 4×4”