A Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul são as principais lagoas do Parque Nacional de Jericoacoara, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. A Praia do Preá tem ventos fortes e por isso é ideal para quem deseja aprender ou praticar kitesurf.
3º dia: Litoral Leste – Lagoas do Paraíso e Azul e Praia do Preá
Para não perdermos o pique da viagem, neste dia contratamos um passeio pelo Litoral Leste de Jeri. Logo após o café da manhã, o bugueiro apareceu na nossa pousada e partimos. Como a entrada do Parque Nacional de Jericoacoara era bem perto, em poucos minutos já estávamos surfando nas dunas de Jeri. O passeio tem 3 atrações principais, mas durante o caminho são feitas algumas pequenas paradas para fotografia e desfrute daquele cenário deslumbrante. Muitas dunas e lagoas embelezam o caminho.
Lagoa do Paraíso
Aproximadamente uma hora depois de sairmos da pousada, chegamos na Lagoa do Paraíso. Esta lagoa, que fica no município de Jijoca, é uma das mais frequentadas da região. As redes dentro da água são tradição para quem a visita. Colocar as mesas e cadeiras dentro da água também fazem com que seus visitantes relaxem ainda mais.
Paramos no Restaurante Paradise onde comemos alguns petiscos e ficamos por aproximadamente duas horas. Aproveitamos para desfrutar de um mergulho refrescante nas águas cristalinas da lagoa, enquanto Juliana brincava num pequeno parque de diversões flutuante dentro da lagoa. Ela adorou a diversão e nós o relaxamento nas redes da lagoa.
Lagoa Azul
Continuando nosso passeio, a próxima parada foi na Lagoa Azul. Esta lagoa, mais rústica, tem barracas simples, trampolins de madeira e é ponto de parada dos passeios de bugue. Como estava muita cheia e o sol entre nuvens, ficamos o tempo suficiente para um mergulho e também para registrar aquele belo lugar em fotos.
Praia do Preá
Mais adiante, já começando o retorno para a Vila de Jeri, paramos na Praia do Preá. Localizada na Vila do Preá, um vilarejo vizinho de Jericoacoara, essa praia tem ventos fortes e por isso é ideal para quem deseja aprender ou praticar kitesurf. É um lugar mais urbanizado do que Jericoacoara, mas com menos opções de entretenimento. Almoçamos um prato típico na Barraca da Mônica e depois passeamos pela praia onde ficamos admirando os pescadores saindo do mar com suas redes repletas de peixes e também o balé dos kitesurfs nos fortes ventos que são característicos desta praia.
Em seguida, passamos pela Árvore da Preguiça, uma atração turística que se caracteriza por suas formas contorcidas decorrente dos ventos fortes e contínuos do lugar.
Para não perder o costume e o ritual, fechamos o fim de tarde na Duna do Pôr do Sol para assistir mais um espetáculo da natureza. Muita gente bonita e alegre desfrutando deste momento único. Imperdível !!!
À noite, saímos para desfrutar da agitação de Jeri. Caminhamos por seus becos, jantamos no Restaurante Maramor e, no retorno para a pousada, passamos pelo Beco do Forró, um dos primeiros becos da vila. Entre o Beco do Forró e a Rua Principal encontram-se muitos bares e lojinhas, sendo um dos lugares mais procurados na noite de Jeri.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Passeio de bugre Litoral Leste – Lagoas Paraíso e Azul e Praia do Preá
Preço: R$ 300,00 (o bugre)
Duração: 8 horas
Agência: Cooperativa dos Bugueiros de Jericoacoara
Informações
- Um dos principais estabelecimentos na Lagoa do Paraíso é o Alchymist, um clube de praia com uma mega estrutura, mesas, armários, banheiros, chuveiro, cardápio extenso e diferentes tipos de bebidas. O local é uma boa opção, mas tem que pagar para entrar e não é muito barato para consumir lá.
- Há pessoas que optam por ficarem hospedadas na Vila do Preá e que vão ocasionalmente à Jeri para fazer algum programa. O local atrai a atenção de muitos turistas e também dos amantes da arte de velejar.