Apesar de não ser tão famosa, Santo Amaro detém mais da metade do território dos Lençóis Maranhenses, incluindo as lagoas maiores como as famosas Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha.
1º dia: Lençóis Maranhenses – Lagoas da Gaivota, da Andorinha e do Canto
Dia de deixarmos São Luís. Após o café da manhã, pegamos um micro-ônibus da agência na porta do hotel e fomos até Sangue, às margens da MA-402 (estrada que liga São Luís a Barreirinhas), numa viagem que durou aproximadamente 3 horas, incluindo uma parada para lanche. Neste lugar encontramos Elvis, que seria nosso guia em Santo amaro. Tiramos nossas malas do micro-ônibus, colocamos numa caminhonete 4×4 da agência e fomos até Santo Amaro do Maranhão, numa viagem que durou aproximadamente 50 minutos. Para chegarmos na pousada, atravessamos uma estrada de areia e um pequeno trecho do Rio Alegre.
Santo Amaro é um dos acessos e o mais próximo para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (o outro e mais conhecido é a cidade de Barreirinhas). É acessível através de veículos 4×2 indo até o final do asfalto nos estacionamentos no bairro Olho d’Água.
Após um almoço de comidinha bem caseira na pousada, saímos para o primeiro passeio pelos Lençóis Maranhenses. Nosso guia Elvis chegou na pousada com uma caminhonete fechada e lá fomos nós. Após alguns poucos minutos e já estávamos “surfando” pelas dunas dos Lençóis. Lembro que Juliana ficou surpresa pois não esperava fazer este tipo de aventura nas férias, já que nunca tinha feito nada parecido.
Durante o passeio, paramos em diversos pontos para contemplação e fotos. Ficamos deslumbrados com a imensidão de areia branquinha e fina contornando as lagoas de um azul-turquesa indescritível. Realmente uma belíssima obra da natureza !!!
Lagoa da Gaivota
Chegamos na primeira lagoa para banho. A Lagoa da Gaivota é uma das mais populares de Santo Amaro e está localizada muito próxima da cidade. Paramos no alto de uma duna e descemos até a lagoa para um mergulho. Nosso guia levou barraca e cadeiras mas preferimos ficar na água e caminhando pelas dunas. Juliana não se cansou de subir e descer por elas.
Lagoa da Andorinha
Depois desse mergulho refrescante, fomos até a Lagoa da Andorinha, tão linda quanto à primeira. Muito bom caminhar pelas dunas admirando toda aquela vastidão de areia branca contornando imensas lagoas de água azul-turquesa. Um paraíso na Terra !!!
Já indo para o final do nosso passeio, paramos na Lagoa do Canto, menos conhecida mas tão bela quanto às outras. O sol já estava se pondo e então não ficamos muito tempo por ali, nem chegamos a mergulhar.
Para fechar com chave de ouro este dia maravilhoso, no caminho de volta, paramos no topo de uma duna para apreciar o pôr do sol. Caminhamos e descemos pelo paredão de areia aguardando este momento tão esperado e de rara beleza. Magnífico !!!
No retorno para a pousada, paramos no centro da cidade para tomar um sorvete na Casa do Picolé Artesanal. À noite, jantamos no restaurante da pousada mesmo pois no dia seguinte tínhamos mais passeio e depois seguiríamos para o próximo destino da viagem.
Veja também:
Dicas e informações
Serviços
- Passeio às Lagoas da Gaivota e da Andorinha
Preço: entre R$ 50 a R$ 70 reais
Duração: 4 horas
Obs: Este passeio estava incluído no nosso pacote contratado com a EcoAdventure
Informações
- A Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota são as mais populares de Santo Amaro. Elas estão localizadas muito próximas à cidade e o acesso fácil faz com que elas estejam entre as mais visitadas.
- Como estas duas lagoas são próximas à cidade, é possível chegar até lá a pé. Mas mesmo sem a necessidade de um carro para fazer o trajeto, o ideal é contratar um guia.
- O ideal para fazer este passeio é escolher o horário da tarde. Além de aproveitar as lagoas, você também pode desfrutar de um inesquecível pôr do sol.