O Lago Lácar é um lago de origem glacial, com uma área de 55 km² e profundidade média de 167 metros. Fica situado na província argentina de Neuquén, na Cordilheira dos Andes, a 630 metros de altitude.
2º dia: Caminhada ao Lago Lácar
Começamos o dia caminhando pela cidade. Descemos a Avenida San Martín em direção ao Lago Lácar. Esta avenida tem muito comércio, onde se destacam as lojas de chocolate e os restaurantes. Passamos pelo Asador Patagónico La Cabriada, uma churrascaria situada num enorme casarão de arquitetura peculiar.
Em seguida, passamos pela Plaza Sarmiento, uma praça bem arborizada, com uma fonte e um coreto, e que tem no seu interior algumas tendas de artesanato.
Continuando a caminhada, chegamos na Plaza San Martín. É o núcleo histórico da cidade, e foi a partir dessa praça que a distribuição de ruas foi planejada quando a cidade foi fundada, em fevereiro de 1898. No centro da praça está o monumento ao general San Martín e uma sucessão de árvores nativas por todos os lados.
Lago Lácar
Enfim, chegamos ao Lago Lácar. Vale destacar o monumento Los Ciervos e a vista panorâmica das montanhas nevadas. A partir do seu pier, as principais atividades aquáticas são realizadas no lago. À direita, está uma extensa praia de areia amplamente utilizada como local de recreação por moradores e turistas, principalmente no verão.
Deixamos a orla do lago subindo pela Avenida General Roca, uma avenida tranquila com um lindo visual das montanhas nevadas e da vegetação.
Depois de muito caminhar, entramos numa galeria onde almoçamos no El Fondo Parrilla & Ahumados, um pequeno restaurante que oferece grelhados e fumeiros à moda texana. A comida e a cerveja estavam ótimos !!!
Depois do almoço, retornamos para o apartamento para descansar. À noite, saímos para caminhar novamente e aproveitamos para reservar um passeio para o dia seguinte. Em seguida, fomos jantar no restaurante Doña Quela, um ponto turístico em San Martín de Los Andes, pois antigamente ali era o Hotel Lácar, o primeiro hotel da cidade.
Veja também:
Dicas e informações
Informações
- San Martín de los Andes conta com uma linda arquitetura e charmosas ruas com restaurantes e lojinhas de chocolate e artesanato para serem exploradas.
- O Parque Nacional Lanín foi criado para preservar e proteger esta parte das florestas andino-patagônicas. O parque conta com mais de 20 lagos, incluindo o Lago Lacár e o Lago Huechulafquen, ao norte. No local encontram-se montanhas, rios e o extinto Vulcão Lanín – o pico cônico e coberto de neve na fronteira com o Chile.
- O Doña Quela tem a estrutura original de madeira pintada em azul celeste de um prédio construído em 1910, e atualmente é um patrimônio arquitetônico.